Comunicação visual

Comunicação visual: estratégia para promoção da marca

A comunicação visual é aplicada com o objetivo de atrair, aproximar e promover a marca, sua imagem ou produtos e serviços ofertados por ela.

Atualmente é um recurso muito aproveitado pelo setor de comunicação e marketing dentro das organizações, pois o visual tem sido o principal atrativo para chamar a atenção dos públicos e se destacar diante da competitividade do mercado.

Há várias estratégias e meios em que a comunicação visual é aplicada, assim é importante conhecer as possibilidades e vantagens que uma comunicação bem realizada pode agregar aos negócios tanto em seu crescimento e, consequentemente lucratividade quanto em sua construção de imagem perante os públicos.

Totem publicitário e a comunicação visual

Um dos investimentos que os estabelecimento tanto físicos quanto virtuais precisam fazer é na apresentação estética de seu locais, lojas virtuais ou sites respectivamente, pois é o cartão de visitas e também o recurso utilizado para a formação das primeiras impressões que farão ou não as pessoas visitarem a loja e quererem consumir os produtos.

Um dos recursos para as lojas físicas é o totem publicitário inseridos próximos aos estabelecimentos para indicar e sinalizar a loja, servindo de referencia e atrativo aos olhares dos consumidores.

Este recurso é muito vantajoso as empresas pois agrega valor estético, desperta o interesse e a curiosidade dos consumidores.

Além disso, o totem é personalizado tanto em medidas, quanto em dimensões formatos, materiais e cores, permitindo uma harmonização mais fácil e rápida a estética da loja.

Sendo versátil o totem publicitário externo pode ser utilizado estrategicamente em eventos e ações promocionais, ou seja, podem ser modelos móveis e fáceis de serem transportados.

Embalagens

A comunicação visual pode ser aproveitada para valorizar até as embalagens e embrulhos dos produtos, dando um toque de delicadeza, sofisticação e cuidado com os produtos adquiridos.

Além disso, quando a embalagem tem uma estética bonita ela é facilmente exposta pelos seus consumidores, promovendo uma divulgação espontânea da marca.

Para conseguir essa exposição natural é necessário investir em todos os detalhes que estão presentes em sua composição. Desde os menores como a fita de cetim para vedar quanto os maiores como a sacola para o transporte.

As sacolas e embalagens podem ser de plástico ou papelão. Entretanto os modelos de papelão são mais econômicos, fáceis de transportar e armazenar.

Além disso, permitem personalização com impressão da logo e passam a ideia de uma empresa mais sustentável visto que seus impactos de produção e reciclagem são menores que o plástico.

As fitas de cetim personalizadas também são detalhes que mostram zelo, organização e profissionalismo aos clientes. Utilizadas para decorar, vedar e personalizar a embalagem.

As fitam podem ter espessuras, cores e personalizações distintas, por isso o projeto visual precisa ser bem executado para tenha estética e cores que a dialoguem com a marca e embalagem do produto.

A fita de cetim personalizada pode ser impressa em gráficas personalizadas e podem ser adotadas como estratégias de campanhas publicitárias como dia dos pais, mães e crianças ou até mesmo sociais como campanhas de conscientização e combate a doenças.

Transmitindo mensagens que apreciadas e valorizados pelos clientes.

Outro recurso também utilizado na composição das embalagens são as etiquetas que servem para fechar as embalagens com mais sofisticação e delicadeza.

Além disso impede a violação da embalagem protegem mais o conteúdo interno. Há uma variedade de etiquetas para imprimir, o mais indicado é que esse trabalho seja desenvolvido em gráficas especializadas para assegurar a qualidade da impressão.

As etiquetas são versáteis e podem ser utilizadas também nos produtos para precificar, informar e estabelecer um controle, além de otimizar o processo de compra e venda por meio do código de barras presente nelas.

Assim ao confeccionar elas é necessário saber qual será a função desenvolvida, para imprimir etiquetas corretas e nas quantidades certas também.

Dessa forma, investindo na comunicação visual em seus mínimos detalhes é possível ter um empreendimento mais:

  • Estético;
  • Atrativo;
  • Lucrativo;
  • Bem posicionado.

As estratégias aplicadas por meio desse recurso precisam ser desenvolvidas por profissionais para ter um bom resultado permitindo que as ações sejam desenvolvidas com sucesso, ou seja, alcançando os públicos de forma positiva.

Por isso, o processo de planejamento e criação das artes e toda comunicação visual precisa ser realizado com atenção e prioridade, além de precisar ser aprovado pelos proprietários para que esteja tudo alinhado internamente também.