comunicação visual

Comunicação visual e usabilidade das etiquetas

Ter um negócio é um grande desafio, pois existem vários detalhes e estratégias de mercado que o empreendedor deve estar atento. Contudo, uma estratégia que ele não pode perder de vista é a de comunicação visual e marketing.

Esse setor trabalha com o objetivo de atrair os clientes por meio do desenvolvimento de estratégias comunicativas, criação de peças visuais e campanhas que consigam atrair investidores, conquistar o cliente e, ainda, impor respeito diante da concorrência.

Contar com esse serviço gera um aumento no lucro, assim como nas vendas de sua empresa.

De modo geral, essa empresa de comunicação pode trabalhar na criação de peças visuais, sendo considerada como da comunicação visual, incorporando serviços de marketing e até mesmo de assessoria de imprensa e produção de conteúdo para os veículos de comunicação.

Para explicar melhor quais atividades uma empresa de comunicação realiza, é importante citar um plano de comunicação, que é elaborado a partir das características da empresa, assim como sua missão, valores e objetivos no mercado.

O trabalho da equipe de comunicação

Esse trabalho pode envolver tanto a criação de peças gráficas de um produto para as redes sociais, sites, comerciais, instalação em outdoors, banners, cartazes, dentre outros.

Além disso, essa empresa pensa em conteúdos que sejam humanizados, monitorando o alcance da campanha com o público, para auxiliar na evolução do seu negócio.

Além disso, essa empresa pode trabalhar com materiais internos, para que seu colaborador se sinta valorizado, além de ter um manual de identidade visual com o logotipo e cores da empresa e uma placa de comunicação visual, pensando no aspecto da fachada da empresa (que também precisa ser atrativa).

Inclusive, é importante ressaltar que a fachada é a recepção da empresa. Ou seja, o que chama a atenção do cliente e o motiva a entrar na loja.

Se essa fachada não for valorizada e atrativa, o cliente buscará outro negócio. Por isso, a equipe de comunicação contribui para ajudar o empreendedor a definir sua fachada e, até mesmo, em que acessórios podem agregar, como é o caso do telão de led preço, que além de ser econômico para o empreendedor é bastante chamativo para o cliente.

Além dessas técnicas de comunicação visual na fachada, existem outras, com o uso de etiquetas! Isso porque, mesmo em elementos considerados pequenos, a comunicação visual pode estar presente. Confira!

O uso das etiquetas na comunicação visual

Agora que você já sabe a importância de contar com um serviço de comunicação visual para sua empresa, é importante agregar os elementos que esse segmento pode trabalhar. Um deles é a etiqueta.

Existem vários modelos de etiquetas e, neste artigo, falaremos sobre 4. A primeira diz respeito ao uso das etiquetas adesiva personalizadas.

Essas etiquetas podem ser anexadas tanto no produto como na fachada da empresa, quando existe alguma promoção ou desconto.

O uso desse material é importante porque consegue atrair a visibilidade do cliente. Inclusive, é fundamental falar sobre os itens personalizados, pois isso representa incorporar sua identidade visual em um objeto.

Assim, é possível imprimir sua identidade em itens como:

  • Sacola para os produtos;
  • Na própria etiqueta;
  • Brindes que serão entregues aos clientes;
  • Agendas personalizadas;
  • Uniforme dos funcionários.

Com isso, a personalização consegue aumentar a visibilidade da sua empresa e negócio, promovendo a credibilidade.

Com relação às etiquetas, há outro modelo que também passa uma informação importante ao cliente a respeito do preço do produto e o seu código de barras. Estamos falando do uso da etiqueta de gôndola.

Essa etiqueta contém o código de barras e informações como nome do produto, seu preço e o nome da empresa.

Assim, esse elemento também se relaciona com a comunicação visual a partir do momento que transmite uma mensagem ao cliente. Mais ainda, ela contribui para a logística do estoque e distribuição do produto, assim como o registro de entrada e saída dos produtos na empresa.

Já a etiqueta para impressora térmica é impressa em uma máquina conhecida como ribbon, que atua na impressão das etiquetas com códigos de barras que são utilizadas em vários locais, como supermercados, loja de roupas ou cosméticos.

Outra funcionalidade das etiquetas é garantir a segurança ao produto. Aqui se destaca a etiqueta lacre de segurança, que pode ser a etiqueta casca de ovo (que se despedaça ao ser violada), assim como lacres mais resistentes e até mesmo a VOID.

Na prática, esses lacres servem para a proteção do produto e indicar se houve algum tipo de violação. Diante desse cenário, você percebe que a comunicação visual está em todos os locais e precisa estar em sua empresa.