Comunicação

Comunicação visual: criação, impressão e tipos de papel

Uma loja, empresa ou negócio que deseja obter um diferencial competitivo no mercado, sem dúvidas, deve buscar estratégias de comunicação visual para transmitir mensagens aos clientes acerca dos produtos.

Essas estratégias de divulgação são importantes para despertar curiosidade no cliente acerca da sua marca, além de servir como um elemento de aumento de credibilidade no mercado.

Muitas ações de comunicação visual são focadas na personalização de vários objetos, como é o caso do cordão para crachá personalizado, assim como sacolas da loja e o uniforme dos funcionários.

Essa personalização representa inserir o logotipo, cores e identidade visual da marca, como uma forma de divulgação e associação do cliente ao seu negócio.

Além de utilizar um cordão crachá para divulgar sua marca, existem outras formas de divulgação que variam de estratégias desde o uso de redes sociais e  criação de sites Curitiba, até comerciais de televisão e peças impressas, como panfletos e outdoors.

A forma de impressão da comunicação

Visto os elementos que compõem a comunicação visual é importante conhecer também os tipos de impressão. Tirar uma ideia do papel e colocar em prática é uma ação que requer preparo e planejamento.

No caso do setor da comunicação visual, pensar na forma final da impressão também vale. Isso porque é nesse ponto das atividades que a qualidade precisa ser reforçada para obter o material final.

Por isso, existem gráficas que possuem impressoras específicas para a impressão de revistas, assim como de livros, panfletos e até mesmo de materiais maiores, como é o caso das outdoors, assim como dos banners.

Para a impressão de materiais maiores como os que citamos, esse procedimento é feito por meio de um plotter, que é um tipo de impressão capaz de imprimir grandes materiais, por meio de placas, lonas, papéis maiores, dentre outros.

Esse tipo de impressão é considerada como específica e pode ser conhecida também como plotter de impressão roland.

Esse é um tipo de impressora específica, que realiza uma impressão que tem se popularizado no mercado da comunicação visual.

Estamos falando do tipo de impressão em offset, ou seja, uma impressão que utiliza alguns cilindros e por meio de uma ação de separação entre água e gordura, consegue imprimir um material muito mais nítido e com elevada qualidade para leitura, assim como ótima qualidade das cores.

Vale ressaltar também que para cada tipo de formato de produto da comunicação visual existe uma forma de impressão com qualidade técnica.

Para modelos maiores como banners e outdoors, recomendamos o uso de uma impressora plotter roland, porém, o tipo de impressão vai depender também do tipo de papel utilizado, ou até mesmo de outro material que é utilizado como base para a impressão.

Esse serviço pode ser desempenhado por gráficas que contam com essas impressoras de forma específica e que podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio.

O tipo de papel importa

Como estamos falando sobre os modelos de impressão que ajudam a tornar sua ideia em realidade, para assim ter uma peça gráfica e impressa de comunicação visual, é importante verificar também o tipo de papel que será utilizado para essa impressão.

Nesse processo existem vários tipos de papéis, com funcionalidades e formas de uso diferenciadas.

Dentre eles, podemos destacar:

  • Papel kraft;
  • Papel jornal;
  • Papel colorido;
  • Papel couché.

O papel kraft é um papel que não recebe muito tratamento dentro da indústria e por isso ele é marrom. Pode ser utilizado em sacolas ou embalagens.

O papel jornal é para a impressão de jornais, enquanto que o papel couché vem adicionando beleza, sofisticação, brilho e é indicado para materiais mais elaborados da comunicação visual, como revistas.

O papel couchê A4 ou em outro modelo que esteja disponível no mercado é um papel conhecido como offset e que é revestido por vários compostos, desde látex, aditivos, até cálcio.

Esses compostos são adicionados para tornar esse papel mais resistente, liso e com brilho, ou seja, é o tipo de papel ideal para projetos e ações mais complexas e sofisticadas.

É importante ressaltar também que existem vários modelos de papel couchê, dependendo do projeto gráfico que será realizado.

Além disso, os papéis apresentam diferentes gramaturas, como é o caso do papel couchê 80g. As gramaturas são importantes para ajudar a definir o tipo de espessura que esse papel terá, assim como a melhor forma de impressão a depender do material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *