Comunicação visual nos pontos de venda

Comunicação visual: 6 dicas para implementar no PDV

Para fazer com que mais pessoas comprem e conheçam novos produtos, é preciso diversas estratégias. Uma delas é a comunicação visual.

Assim, planejar e investir em materiais e ações que fazem parte dessa área é essencial para aumentar as vendas.

Além disso, é a comunicação e o marketing como um todo que fortalecerão a identidade de uma empresa.

Portanto, é preciso contratar pessoas que tenham experiência e entendam do assunto.

Hoje, cada vez mais é necessário fazer planejamentos que envolvam redes sociais de forma profissional. Ou seja: não basta apenas fazer postagens amadoras. É necessário que haja um entendimento completo do assunto.

Não é diferente no Ponto de Venda (PDV). Isso significa que é necessário investir em estratégias de comunicação visual no local onde os produtos ficarão expostos, como em lojas e supermercados.

A importância disso pode ser resumida pelos seguintes pontos:

  • Comunicação visual é um cartão de visitas;
  • Estimula a compra;
  • Estimula a curiosidade pelo produto;
  • Vantagem em relação aos concorrentes;
  • Atração de novos clientes;.

Para te ajudar nessa questão, separamos 6 dicas que podem te ajudar a planejar uma estratégia para o PDV.

1. Apostar em painéis para comunicação

Se a ideia é promover ou apresentar algum produto, os painéis são uma ótima opção.

Pode ser um painel acrílico ou de qualquer outro material. O que importa é que a marca esteja bem apresentada para que novos clientes tenham interesse em conhecê-la.

Também chamado de backdrop, esses painéis contém logotipos e outras características da marca, como cores e slogans.

Assim, apostar nesse material não chama atenção apenas para o produto, mas para a marca como um todo. São bastante utilizados, também, em eventos e apresentações.

O painel acrílico também é muito utilizado como placas para comércios. Além disso, podem ser iluminados e instalados em locais estratégicos, para chamar atenção de novos clientes.

2. Totens são ótimas escolhas

O totem no PDV é um material essencial se a intenção é chamar atenção de novos clientes. Ele pode ser feito de vários materiais.

Os tamanhos podem ser personalizados, de acordo com a intenção e a estratégia de venda. Um dos mais comuns é o totem em MDF, que pode conter todas as informações necessárias sobre o produto.

Hoje em dia, com o avanço das tecnologias, existe também o totem interativo preço.

Muito comum em shoppings, são equipamentos que possibilitam que os clientes acessem as informações desejadas e compreendam melhor sobre determinado produto ou local.

Desse modo, pode ser essencial para seu negócio, principalmente em um empreendimento de médio e grande porte, contar com o totem interativo preço para auxiliar na localização dos clientes.

3. Banners bem feitos

O banner é outro material muito importante quando o assunto é comunicação visual no PDV. Ele pode chamar a atenção das pessoas para novos produtos e serviços. Porém, é preciso que seja bem feito.

Isso significa que, em primeiro lugar, ele precisa seguir a identidade visual da marca, com cores e logos específicas.

Outra dica é evitar excesso de informação. Isso significa inserir todas as informações necessárias, mas sem exagero. Analise seu público-alvo e compreenda quais são as informações que ele precisa saber. Assim, você montará o banner correto.

4. Tenha um foco principal na comunicação

Não adianta pensar em tudo ao mesmo tempo. É preciso ter um foco principal para a fabricação dos materiais que serão instalados no PDV.

Assim, é possível criar uma estratégia mais completa e que abranja todos os desejos e necessidades.

Quando não temos um foco principal, acabamos fazendo todas as tarefas pela metade e nada sai de forma perfeita.

Na comunicação visual isso não pode acontecer. É preciso que haja precisão e estratégias corretas para alcançar as metas específicas.

5. Ideias inovadoras são essenciais

Fugir do óbvio é essencial! Isso porque estratégias e ações comuns são vistas pelos clientes o tempo todo.

Sendo assim, ter ideias inovadoras, tanto de materiais quanto de instalação de peças pode ajudar a aumentar a curiosidade das pessoas.

É isso, inclusive, que diferencia uma marca da outra. Nessa estratégia entram também os especialistas em marketing e publicidade e propaganda.

6. Estratégias perto do caixa!

Por fim, uma dica que não pode ser esquecida é a de instalar materiais e peças perto do caixa.

Banners, totens e outras ideias são bem vindas. Isso porque é muito comum que, no caixa, a pessoa seja influenciada a levar algum produto por impulso. Assim, a comunicação visual é aquele empurrãozinho final para que isso aconteça.

Em todos os casos, todas as dicas acima não podem funcionar sem que haja profissionais especializados nesse assunto. Além disso, realizar um planejamento inicial é fundamental para o sucesso da estratégia.