organização prateleiras

Comunicação para organização e engajamento

A organização de um ambiente depende da disposição de armários e prateleiras de forma adequada. Um estabelecimento comercial deve ser um local agradável para os clientes, com facilidade de acesso aos produtos, tendo informações básicas e, ao mesmo tempo, pertinentes, como data de validade e ingredientes. Para a isso, a área da comunicação se faz essencial.

Isso porque, o setor é responsável por comunicar os clientes sobre os produtos e suas especificidades de forma atrativa, além de tornar o ambiente da loja mais otimizado para a realização de vendas e realizar campanhas de divulgação e engajamento para uma marca.

As informações sobre os produtos podem ser disponibilizadas de diferentes formas, como rótulos sobre a sua superfície, ou com o uso de cartazes informativos, de acordo com as normas regulamentadoras dos órgãos de fiscalização.

Para estar de acordo com a legislação vigente, é preciso estar atento ao setor em que o estabelecimento comercial está inserido, pois há diferentes notificações que devem ser repassadas ao consumidor. Desse modo, várias empresas especializadas podem ajudar nesta área, conforme o direcionamento indicado pelos comerciantes.

Para cada cliente uma solução

As parcerias comerciais são fundamentais para o crescimento econômico e social. A especialização de profissionais, nos mais diferentes setores, tem como objetivo atender às necessidades de cada problema apresentado para a sociedade e isso não é diferente no cenário industrial/comercial.

As empresas alimentícias, por exemplo, devem se preocupar com a qualidade de seus produtos, o manuseio e a transformação da matéria-prima em um uma mercadoria de qualidade.

As embalagens mais apropriadas devem ser produzidas por uma empresa especializada, em contato com uma fabrica de etiquetas adesivas que possa criar um rótulo adequado e que transmita todos os dados necessários para que o consumo seja realizado dentro de um prazo determinado, sem colocar a saúde do cliente em risco.

A produção deve ser realizada em um local apropriado e em tamanho e formato adequado, de acordo com as necessidades do cliente.

A aderência dos rótulos e etiquetas também deve ser eficiente, com as informações obrigatórias dispostas de maneira clara e precisa.

Durante períodos sazonais, em que as empresas promovem um evento pontual, a fabricante de etiquetas promocionais pode oferecer diferentes modelos de rótulos, combinando o momento festivo com a imagem que será disponibilizada para o cliente final.

Isso agrega diversos fatores na manutenção da marca e do fornecedor, contribuindo a divulgação do produto. Dentre as vantagens estão:

  • Custo baixo de produção em larga escala;
  • Manutenção da qualidade das etiquetas;
  • Adaptação da arte do rótulo;
  • Controle de estoque facilitado.

Manter um rótulo por um longo período pode reforçar a marca sobre o mercado consumidor, inclusive se sobrepondo diante da concorrência.

As adaptações nos períodos festivos também são um atrativo para os consumidores, que reconhecem a empresa com suas atribuições e qualidades utilizados no dia a dia.

Manutenção de produtos alimentícios na etiqueta

Os supermercados estão entre os melhores exemplo de como o mundo das embalagens e rótulos devem ser aplicados sobre os produtos, assim como o modo que devem ser guardados em despensas e refrigeradores.

Nas etiquetas para alimentos devem constar informações pertinentes e obrigatórias, regulamentadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Entre as informações exigidas estão a empresa responsável pela produção, data de fabricação, lote, ingredientes utilizados, quantidade de produtos e prazo de validade. Outras informações podem ser agregadas, como presença de alergênicos, gordura trans e se o alimento é rico em fibra, dependendo das características de cada um.

Dentro deste mesmo ambiente encontramos o porta etiquetas para gondolas, que tem o objetivo de passar informações importantes para o consumidor, como preço aplicado sobre o produto, assim como dados técnicos, como códigos de barra para disposição em um ambiente adequado e detalhes de composição.

As porta-etiquetas podem ser fabricadas em diferentes tamanhos, com cores variadas, para contribuir com a comunicação visual de um estabelecimento comercial.

Organização com uso de etiquetas

Dentro de casa também é possível aplicar etiquetas apropriadas para cada área.

A cozinha pode ser organizada com o uso de uma impressora para etiquetas adesivas personalizadas, que podem ser aplicadas sobre potes plásticos e de alumínio, para guardar alimentos diversos.

Para cada vasilha, uma etiqueta com nome e, até mesmo, um desenho indicativo para identificação imediata para pessoas com dificuldades de leitura, como crianças que ainda não foram alfabetizadas.

Por falar em educação, o material das crianças podem ser identificadas com uma etiqueta escolar menina ou menino, para facilitar a identificação e organização no ambiente estudantil.

Vale salientar que as etiquetas e rótulos aplicados sobre a superfície de produtos e embalagens refletem os valores e a missão de uma empresa, funcionando como uma identidade própria, para reconhecimento imediato de seu público consumidor.

Isso é um fator simples e que valoriza a marca, de maneira autêntica e inovadora, nos mais diferentes setores comerciais e industriais, contribuindo para a organização e sucesso dos empreendimentos.