Como ter sucesso na divulgação de produtos

Atualmente, a internet e as redes sociais são tidas como os canais mais eficientes para divulgar um produto ou serviço.

Só que, por mais inegável que o seu poder seja, ele ainda é limitado: a rede ainda não proporciona um contato completo com a marca, envolvendo sentidos como tato, paladar e olfato.

Isso significa que a divulgação bem-sucedida de um produto, ainda exige ações físicas, que envolvam por completo o público alvo deste item.

Confira a seguir, algumas dicas para fazer uma divulgação impecável, com potencial de sobra para alavancar seu negócio:

Esteja próximo a seu público

Muitas empresas investem em estratégias de marketing diretamente nos pontos de venda. Normalmente, elas contam com um balcão promocional e um time de promoters.

Que conversa com o público e tenta convencê-lo a experimentar um novo produto. Trata-se de uma tática de muita eficácia.

Além disso, ela é muito versátil, pois pode ser usada para diversos tipos de itens e em vários ambientes, tais como:

  • Supermercados;
  • Feiras e exposições;
  • Espaços públicos, como praças e parques;
  • Lojas especializadas e shopping centers.

Contudo, é também é preciso tomar alguns cuidados antes de investir nisso. Alguns deles são:

  • Obter a autorização do local onde será feita a ação;
  • Contratar promotores que realmente tenham “a cara da marca”;
  • Realizar a ação em um horário de movimento;
  • Investir em um bom design para o balcão de divulgação.

Tenha uma identidade visual bem elaborada

Uma identidade visual bem feita, faz muito mais do que decorar perfis nas principais redes sociais. Ela também reflete a proposta da marca.

E torna-a reconhecível, mesmo quando há apenas elementos não-verbais envolvidos. Do mesmo modo, este design pode ser aproveitado em estratégias de live marketing.

Todos os elementos usados, desde etiquetas promocionais até as instalações de um evento, devem ser inspirados nela.

Em outras palavras, isso significa que uma identidade visual de qualidade melhora o brand awareness da marca.

Em bom português, as pessoas saberão que a sua marca existe e serão capazes de reconhecê-la. É o primeiro passo em uma estratégia de marketing bem-sucedida.

Invista em embalagens de qualidade

As embalagens fazem muito mais do que simplesmente abrigar o produto, até que ele seja adquirido pelo consumidor.

Pesquisas com empresas de todos os portes revelam que, quando ela é bem projetada, as vendas podem até dobrar. As estatísticas comprovam a importância desse fator nas decisões de compra.

Para a consultoria Mead Westvaco, os brasileiros estão entre os mais influenciados pela embalagem em todo o mundo.

Em um levantamento feito pela empresa, 52% dos entrevistados a qualificaram como “extremamente importante” na hora de decidir qual item adquirir.

Portanto, não se deve medir esforços na hora de elaborar um invólucro. Por exemplo: caso o material escolhido seja o papelão, é importante consultar várias empresas de embalagens de papelão ondulado.

Saber mais sobre o produto usado por elas e suas potencialidades. O mesmo se aplica a outras matérias-primas, como plástico e vidro.

Conte com materiais gráficos de qualidade

Apesar da ascensão das redes sociais como meios de marketing e divulgação, certas ocasiões pedem materiais gráficos bem mais elaborados.

Por exemplo: em um evento, tal como uma feira, o folder é um material primordial. Com capacidade de conter mais informação que o folheto, todos que passarem pelo seu stand esperarão receber um.

Porém, não adianta escolher a empresa responsável por sua elaboração apenas pelo preço. Assim como em outros serviços, o barato pode sair caro.

O que, nesse caso, significa apresentar-se a clientes em potencial como um amador e não como um profissional.

Deste modo, só escolha a grafica que será responsável pelo serviço, caso ela passe total confiança e seja capaz de provar que dá conta do serviço.

Siga a alma da sua marca

Por fim, vale ressaltar que toda e qualquer ação e material de divulgação, deve refletir alma da marca, seu propósito e seu diferencial perante os concorrentes.

E isso não se aplica apenas a ações expressas, como também, a detalhes mais discretos.

Por exemplo: com a conscientização cada vez maior do público, a respeito da sustentabilidade ambiental e social, os consumidores estão cobrando as marcas cada vez mais.

Para que adotem estes princípios em suas rotinas de trabalho. Isso significa que uma empresa que se promove como sustentável, deve preferir itens como o papel kraft ao sulfite, na hora de confeccionar embalagens ou envelopes.

Com aparência mais crua, ele passa uma impressão de sustentabilidade condizente com o recurso da empresa, algo que faz toda a diferença entre o público consumidor.

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