empresas comunicação

Empresas: como a comunicação visual pode ser estratégica

Qualquer pessoa tem uma união de aspectos que a define, indo desde o seu nome de registro até características da personalidade e do visual, fazendo com que esse indivíduo seja identificado pelos outros. Ter uma identidade bem definida é necessário tanto para as pessoas quanto para as empresas.

A importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer empreendimento precisa ser vista como algo prioritário, quando a estratégia é bem desenvolvida, os resultados, como os processos de encantamento do público consumidor podem ser realizados de maneira mais rápida.

A identidade visual de uma empresa nada mais é que um composto de itens gráficos cujo objetivo é informar ao público sobre as ideias, os propósitos, os valores e a missão desta, bem como dos produtos e serviços oferecidos por ela. Alguns elementos que contribuem para composição da identidade são:

  • Nome;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Slogan;
  • Marca.

Devido à sua importância, a identidade precisa ser bem desenvolvida, para ser lembrada e associada conforme as crenças da empresa. Veja as dicas de como aplicar os recursos visuais para ter uma comunicação direta e bem direcionada.

Embalagens

Quaisquer empreendimentos que comercializam produtos precisam de uma embalagem para que estes sejam guardados e transportados com facilidade pelo novo proprietário, após a compra. Investir na personalização das embalagens é uma maneira espontânea de promover a marca.

Executando um bom projeto visual, os sacos plasticos para embalagem bem como as caixas e sacolas de papelão, podem e devem conter a identidade do negócio, pois nesse processo cada detalhe importa e contribui para criar uma plataforma de comunicação entre a empresa e seus públicos.

Atualmente há uma variedade de modelos de embalagens que podem ser adquiridos e utilizados pelas empresas. Os sacos plásticos estão disponíveis em diferentes modelos, indo do mais simples ao mais sofisticado, além de serem resistentes e duráveis, protegendo por completo o produto.

Uma tendência do mercado, tem sido o uso do saco de TNT, um produto biodegradável que não agride ao meio ambiente, é personalizável e está disponível em diferentes modelos e dimensões, sendo rapidamente adaptável à necessidade de cada empreendimento.

Processo de decoração

Os estabelecimentos comerciais precisam ser bem apresentados aos clientes, dessa forma a comunicação visual e seus recursos precisam ser aplicadas em todo o processo de decoração, fazendo uso de cores e objetos que remetem à marca.

Aproveitando o espaço para promover o empreendimento, as paredes e estruturas podem conter o registro da marca e/ou seu slogan em suas superfícies. Nas paredes a opção dos adesivos ou mesmo processo de pintura, quanto ao vidro é possível realizar o adesivo jateado.

O jateamento é uma técnica simples, facilmente instalada nos vidros, permitindo o uso de textos, imagens ou desenhos diversos, de acordo com a demanda de cada cliente. Tais recursos contribuem com a personalização e decoração direcionada e estratégica do espaço.

Para as empresas que fornecem um carro de apoio a alguns colaboradores, o investimento na personalização do veículo também é uma estratégia com bons retornos.

Os adesivos personalizados para carros podem ser produzidos por gráficas especializadas e precisam ser instalados em oficinas mecânicas para assegurar a qualidade da aplicação e resultado final.

Quanto à personalização visual do veículo é necessário comunicar o departamento de trânsito, o Detran e fazer todas as alterações e processos administrativos para que o carro circule regularmente pelas ruas, avenidas e rodovias sempre que necessário.

Materiais gráficos para empresas

A comunicação visual é um dos principais recursos disponíveis para que a empresa posicione a marca no mercado, agregando valor e aumentando a prospecção de clientes. Desse modo, os produtos gráficos servem para reforçar tanto no âmbito externo quanto interno a identidade visual.

Com isso todo material gráfico de uma empresa é importante e precisa ser produzido por profissionais para passar todo profissionalismo e imagem adequada da organização. Indo desde a caneta até o uniforme, tudo pode ser personalizado, como na administração o carimbo de data.

Cada detalhe importa e pode ser bem aproveitado pelo empreendimento, o carimbo é um objeto comum, principalmente nos processos burocráticos que registram todas as informações. Devido ao seu uso constante há modelos que são automáticos.

Para que esse produto possa ser utilizado corretamente é preciso ter a tinta para carimbo automatico que difere do modelo manual.

Otimizando todos os processos e investindo estrategicamente nos recursos disponíveis para uma comunicação visual efetiva, o sucesso é gradativamente alcançado, sendo um reflexo das ações realizadas.