O comércio e o marketing online, como ter sucesso?

O comércio e o marketing online são dois temas que vivem em discussão, com dicas, passos a serem seguidos e muito mais.

Diante de tudo isso, você pode acabar se perguntando qual seria a real maneira de ter sucesso na área e é justamente isso que esse post vai te contar.

Então, pegue o seu bloquinho de notas para não perder nenhuma das informações que podem mudar os seus lucros bem como todo o seu futuro.

Vamos lá?

A verdade que não te contaram

Antes de mais nada, é importante ter em mente que todos os tipos de negócios já começam com alguma chance de dar certo ou errado, acada indo mais para um lado que para outro.

Dessa forma, o que vai determinar as chances são os pilares que você possui, algo que será comentado um pouco mais abaixo.

Assim, a verdade que não te contaram é que o que delimita o seu sucesso é você mesmo, mais especificamente o modo como rege o seu negócio.

Justamente por isso, pode ser mais difícil ser autônomo, já que é preciso lidar com essa responsabilidade diariamente.

Da mesma maneira, é preciso deixar de lado o que algumas pessoas vêm dizendo na internet, de que existe uma resposta exata para todos os seus problemas.

Veja, seria bom dizer que é possível seguir uma fórmula exata e alcançar um resultado positivo ou até mesmo ficar rico não é mesmo?

Entretanto, isso não é possível porque o mercado não possui uma forma de bolo, onde todas as pessoas e negócios se encaixam.

Em outras palavras, pessoas e negócios são diferentes em muitos aspectos, mudam de acordo com o tempo, se adaptam e até evoluem.

Logo, não dá para seguir uma forma exata, mas é possível seguir pilares básicos, que são a resposta para as principais questões de sucesso.

O comércio e o marketing online – Pilares de como ter sucesso

Se você faz cursos online, sabe que todo o esforço e sucesso dependem mais de você do que propriamente do curso.

Isso ocorre porque é preciso disciplina, dedicação e vontade para continuar o aprendizado, aumentar o conhecimento e ampliar a sua prática.

Caso contrário, você só será mais alguém que tem um certificado enfiado na gaveta.

Portanto, existem alguns pilares para que o comércio e marketing online alcancem o sucesso e garantam que os seus sonhos se realizem, sendo eles:

1. Conhecimento e prática

Em primeiro lugar, um pilar essencial para os negócios se refere ao conhecimento aliado a prática, para que as coisas funcionem.

Por exemplo, suponha que você esteja iniciando um negócio e dê de cara com palavras como persona, público-alvo e avatar.

Ainda que muitos considerem as três palavras como se tivessem a mesma ideia, a realidade é que são coisas diferentes e que, na prática, tem objetivos distintos.

Logo, você teria que conhecer cada um deles para saber qual é a melhor opção bem como a melhor maneira de conseguir reter essas informações.

Vale destacar ainda que o conhecimento é algo que deve ser buscado de maneira contínua, ao longo do tempo, e apreendido de acordo com os seus erros.

Suponha que você fez uma campanha e ela não teve bons resultados.

Neste cenário, você pode aprender alguma coisa com a prática, para que a próxima campanha seja mais efetiva.

Uma dica é entender que você nunca vai saber tudo, porque o mercado está em constante expansão e evolução.

Porém, pode chegar perto de saber o máximo que puder e entender como colocar esse conhecimento em ação.

2. Comércio e marketing online dependem de planejamento

O segundo pilar essencial para os negócios se refere ao planejamento, algo que é muito comentado, mas que muitos iniciantes ainda deixam de lado.

Em termos simples, o planejamento permite que você entenda qual caminho está seguindo e quais os resultados que estão acontecendo.

Ou seja, é o ato de planejar desde a sua primeira postagem e campanha, até as ações de remarketing, uso das informações, envio de e-mails e pós-venda.

Sem o planejamento, você acaba não sabendo qual é o próximo passo a ser seguido e faz com que a sua estrutura fique frágil.

Logo, qualquer erro pode abalar os seus números e mesmo o menor dos problemas pode levar você a desistir.

Portanto, pare e planeje o que você está fazendo pensando sempre em prazos curtos, médios e longos.

Inclusive, uma dica é pensar de acordo com uma lista de objetivos específicos e reais.

Exemplo

Suponha que você esteja abrindo um e-commerce no Instagram com produtos feitos de crochê, tricô e bordado.

O planejamento começa com a criação da conta e início das postagens, para que o público conheça o seu trabalho.

Em seguida, vem a necessidade de deixar um número disponível para contato e interagir com os usuários.

Depois dos primeiros trabalhos, apresente a satisfação do cliente, faça repostagens, tente fazer parcerias com outras contas e assim por diante.

3. Aprender, se reinventar e evoluir

Por fim, o terceiro pilar do comércio e o marketing online é entender que todo negócio não é uma linha reta, mas um caminho a ser percorrido.

Neste caminho, você deve aprender com os seus erros, reinventar as suas propagandas e evoluir como pessoa e profissional.

Ou seja, você vai saber qual a melhor maneira de se comunicar online, o que chama a atenção do público, o que os seus clientes mais gostam e até mesmo como vender mais em menos tempo.

Assim, o pilar é na verdade algo constante, que você vai aprender colocando tudo aquilo que sabe da teoria na prática.

Aos poucos, você garante o seu espaço, faz mais cursos online, se especializa e ganha o destaque diante de todos os outros concorrentes.

Enfim, tem espaço no mercado, aproveite e conquiste o seu.

Para concluir, você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o comércio e o marketing online?
Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você ou aproveite e compartilhe as suas dicas e experiências com nossos leitores.

Aproveite e deixe a sua dica do que gostaria de ver aqui na página.

Grande abraço e até a próxima!