empresas

A comunicação visual para o sucesso das empresas

Quando uma pessoa se torna empreendedor, mesmo que seja de uma empresa autônoma, MEI (Microempreendedor Individual), microempresa ou até mesmo, empresário de empresas de grande porte, existem alguns elementos que acabam sendo comuns para todas as empresas.

Por exemplo, alguns segmentos que listamos abaixo são comuns e necessários em todas, como:

  • Contabilidade;
  • Área fiscal;
  • Área logística;
  • Recursos humanos;
  • Área comercial;
  • Comunicação.

Respeitando as particularidades e complexidades de cada empresa, é fundamental que até mesmo pessoas autônomas, ou que atuam como MEI, busquem se regularizar diante da área contábil e verifiquem a possibilidade de contratação de até um colaborador.

O setor da comunicação visual nas empresas

Quando falamos sobre comunicação, estamos nos referindo a um processo que é inerente com as relações humanas, e por isso, todo mundo acha que já sabe fazer.

Porém, dentro de uma lógica empresarial, a comunicação pode se dividir em atuar na parte mercadológica, administrativa, comercial, interna (voltada aos colaboradores) e até mesmo, de relacionamento com a imprensa.

Neste processo, a comunicação visual pode surgir de várias formas, por meio da criação de projetos e de peças que divulgam a empresa, um produto, um objetivo, serviço, entre outros.

A elaboração é importante também para criar uma identidade visual, ou seja, uma forma de ser reconhecido e visualizado pelo cliente. Ainda assim, este setor pode contribuir para criação de peças nas redes sociais, interagindo com seu público-alvo e realizando o monitoramento de suas redes, e até mesmo, estratégias impressas, como cartazes, banners e outdoors.

A comunicação visual é uma forma eficiente de transmitir uma mensagem e pode estar presente em vários ambientes, desde lojas, empresas e casas, e até mesmo em eventos corporativos ou festivos.

Desde a fachada

A fachada ou a recepção de uma empresa também comunica algo ao cliente, e por isso, o uso de uma placa de acrílico personalizada é recomendada para chamar a atenção.

Estas placas são resistentes, duráveis e ainda podem passar por um processo de personalização, que agrega o nome da empresa, assim como seu logotipo e identidade visual.

A fachada tem um papel importante, pois transmite uma primeira impressão ou mensagem para o cliente. Portanto, ela deve ser bem iluminada e conter as informações que gerem o reconhecimento da empresa.

A personalização e entrega de brindes

A personalização é outro assunto bastante importante quando falamos sobre comunicação visual, pois representa uma forma de agregar um produto e sua imagem à marca. Por isso, é indispensável que os produtos da empresa sejam personalizados.

Entre os produtos que podem ser personalizados, podemos destacar:

  • Sacolas;
  • Embalagens;
  • Canecas e garrafas;
  • Uniformes e camisas.

Além disso, é importante que a empresa pense em estratégias para atrair seus clientes, e uma delas pode ser por meio da busca de um fornecedor de brindes.

A entrega de brindes é fundamental para mostrar que a empresa se importa e se lembra do cliente. Estes brindes podem ser entregues em datas especiais, a partir de um determinado número de compras ou de outras estratégias da empresa.

Inclusive, uma dica é personalizar o brinde e entregá-lo de acordo com seu segmento. Uma dica para quem trabalha com tecnologia, é entregar um pen drive para brindes personalizados aos seus clientes e colaboradores.

A comunicação visual em outros elementos das empresas

Além dos elementos já citados, é importante compreender que a comunicação visual está presente em tudo que comunica uma mensagem ao cliente de forma visual.

Ou seja, ela pode estar no estacionamento, com a utilização de uma placa ou de uma sinalização de transito horizontal e vertical que oriente o cliente no local do estacionamento, ou até mesmo em um adesivo ou etiqueta.

Além disso, as etiquetas e adesivos são importantes estratégias de comunicação visual pois permitem chamar a atenção do cliente e orientá-lo sobre o uso de um produto.

Até mesmo uma simples etiqueta de código de barras pode exercer este papel, e por isso, cabe à empresa buscar por um distribuidor de etiqueta adesiva, verificando o orçamento e o tipo de impressão.

A impressão também é um detalhe importante na comunicação visual que precisa ser impressa e isto deve entrar no planejamento no momento em que se decide criar uma peça de comunicação visual.

É fundamental buscar por gráficas qualificadas ou realizar o aluguel de impressoras específicas para este trabalho, pois só assim é possível garantir que os materiais sejam produzidos com a qualidade necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *