Os empreendedores destinam muito de sua atenção, estratégias importantes e foco em assuntos administrativos, logísticos e financeiros da empresa. Não é que esses setores não sejam importantes, muito pelo contrário, são fundamentais para a empresa.
Porém, uma empresa que negligencia estratégias de comunicação visual pode perder clientes ou não atrair novas pessoas para o seu nicho.
Isso resulta em dados negativos para a empresa, assim como para a venda de seus produtos. Por isso, é essencial pensar em estratégias de comunicação visual para sua empresa, a partir de uma equipe formada por jornalistas, marketing e designers.
Para criar um plano ou projeto de comunicação visual, cada empresa apresenta suas particularidades. Isso porque os produtos se alteram, os objetivos e até mesmo, o tipo de público que é destinada a campanha de comunicação.
O mais interessante nesse processo, é que existem várias estratégias de comunicação visual, o que dá ao empreendedor uma ampla oportunidade de criação e desenvolvimento para o seu negócio.
Estratégias importantes de comunicação visual
Alguns elementos da comunicação visual podem ser muito importantes para ajudar a divulgar o um negócio, dentre eles, um cartão de visita pessoal e profissional. O cartão de visita serve como um elemento de apresentação de um lugar, negócio ou profissional, que é entregue de forma individual para um cliente em potencial.
Esses cartões contém informações de contato e serviços, e ajudam a identificar um profissional. Dentre as informações que um cartão de visita pessoal ou profissional pode conter, é o nome do profissional, seu local de atuação, sua especialidade, assim como serviços e contato.
Esse tipo cartão pode ser entregue por meio de clínicas, lojas, empresas parceiras ou eventos corporativos, fazendo com que o negócio seja visto e lembrado no momento de decisão de compra do cliente em potencial
O cartao de apresentação pessoal é um elemento mais íntimo, e tem como intenção a apresentação pessoal do profissional que busca fechar novos negócios. É uma ferramenta que atinge os clientes e que ajuda a divulgar o seu produto ou serviço
.Além dessa estratégia de comunicação visual, que é mais individualista, também existem estratégias que atingem um público maior e de forma abrangente, como é o caso de banners e outdoors, que são peças de comunicação visual impressas e tem como objetivo apresentar serviços e produtos, ou descontos e promoções.
Outras estratégias importantes de comunicação visual
A comunicação visual está em toda parte, e serve como estratégia para aumentar o lucro ou vender um produto de determinada empresa. Existem também estratégias com a intenção de humanizar e sensibilizar o público. E são nos pequenos detalhes que o cliente se sente cuidado. Por isso, é possível que a comunicação visual esteja em:
- Uma etiqueta;
- Um adesivo;
- Em um brinde para o cliente;
- Em um rótulo;
- Em uma caixa;
- Em uma sacola.
Inclusive, é possível que esteja presente também no processo de Encadernação capa dura de um livro, diário, caderno ou material de brinde que será entregue ao cliente. Perceber o quanto a empresa é parceira, e está disposta a agradar ao ter o cuidado de personalizar um brinde para presentear, pode ser um diferencial na de fechar um negócio.
Por isso, o simples ato de escolher uma capa dura para encadernação para personalizar um brinde para a empresa, pode ser a estratégia de comunicação visual que irá fazer com que se destaque no mercado de negócios.
O processo de impressão
Existem várias formas de criar um projeto de comunicação visual, e vários formas em que esse projeto pode ser veiculado. Ou seja, existem projetos que são feitos para o digital, para a televisão e outros que são mídia externa, feitos para serem impressos.
Nesse caso, é fundamental estar atento ao procedimento de impressão, já que existem várias impressoras e gráficas disponíveis no mercado.
Entre elas, temos a impressora térmica, responsável pela impressão de adesivos e materiais com códigos de barras. Existe também a impressora plotter, que realiza o processo de plotagem, que é a impressão de materiais de comunicação visual de grande porte, como banners e materiais em lona.
Para a Impressão de Catálogo de uma empresa, existem uma gama de materiais e acabamentos disponíveis, por isso, é importante a contratação de uma gráfica com profissionais de confiança para ajudar nas escolhas durante o processo de criação e impressão do material.
São muitas as opções disponíveis no mercado, e definir a estratégia de comunicação visual mais adequada para o seu negócio é essencial no momento de escolher uma gráfica especializada, assim como o modelo de impressão, materiais e acabamentos apropriados.