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A comunicação visual e a sustentabilidade

A comunicação visual é um dos elementos principais para que empresas se desenvolvam no mercado e consigam se consolidar frente aos concorrentes.

Desse modo, muitos elementos podem ser usados, como brindes personalizados, como caneca de chopp personalizada, canecas, agendas e canetas.

Assim, o desenvolvimento da comunicação visual deve ser constante e precisa estar em constante adaptação. Entretanto, apesar disso, é preciso criar um padrão sólido que faz com que os clientes se identifiquem e escolham sua marca ao invés dos concorrentes.

Além do mais, a comunicação visual está atrelado hoje ao conceito de sustentabilidade. Quanto mais uma marca está comprometida com a sustentabilidade, mais as marcas são reconhecidas.

Assim, é necessário investir em outros pontos como o uso de rótulos biodegradáveis entre outras estratégias.

Nesse artigo abordaremos sobre a importância da comunicação visual, bem como desenvolver uma campanha sustentável e pensar em um produto biodegradável, ajudando a empresa a expandir sua “pegada” verde.

A importância da comunicação visual

A comunicação visual consiste na utilização de aspectos visuais para criar uma relação com os clientes e até mesmo com os fornecedores. Esses elementos visuais podem ser variados, e por conta da tecnologia, seus usos só aumentaram.

Exemplos de componentes visuais que são usados:

  • Vídeos;
  • Formas;
  • Imagens;
  • Tipografias;
  • Cores.

Todos esses elementos ajudam a criar uma identidade visual que é impressa em sacolas de papel artesanal, nas placas, nos vídeos e assim por diante, fazendo com que os clientes reconheça sua marca.

Assim, a identidade visual precisa ser coerente, chamar a atenção do público e demonstrar profissionalismo aos clientes.

Portanto, a importância da comunicação visual consiste no posicionamento do mercado e na conquista de confiança dos clientes, e assim, esses componentes ajudam no agregamento do valor dos negócios, se diferenciando dos clientes.

As empresas que não conseguem consolidar uma boa identidade visual, seja com estratégias de canetas personalizadas ou campanhas em vídeos, pode cair no ostracismo, não conseguindo se consolidar frente ao mercado e aos clientes, prejudicando o faturamento e o alcance da marca.

Dicas para uma boa identidade visual

Existem muitas formas de fazer com que a identidade visual seja bem construída. Abaixo falaremos sobre alguns pontos que podem ser levados em consideração.

O primeiro aspecto é que suas cores, formas e até ícones refletem de um modo ou de outro sua missão, visão e valores.

É preciso pensar no seu público ao criar a comunicação, assim, se seu público for jovem é possível pensar em alguma estratégia com estamparia de camisetas e online, e seu seu público for mais velho, trabalhar com as mídias tradicionais e assim por diante.

Faça com que a identidade visual converse com o seu público-alvo. E por fim, para que sua identidade visual seja eficiente é preciso criar um padrão para suas peças impressas e digitais. Esses padrões se referem as cores, tipo das fontes e formas.

Abaixo falaremos sobre como atrelar a comunicação visual a uma estratégia sustentável frente ao mercado, conseguindo com que os clientes encarem a empresa como responsável e que pensa na humanidade.

As campanhas publicitárias e a sustentabilidade

A sustentabilidade vem sendo discutido há muito tempo e que consiste no uso de recursos renováveis dentro do ciclo de produção dos produtos e também em todos os sistemas, da administração até mesmo nas comunicações visuais.

Inclusive, hoje em dia, o consumidor consegue pagar até mais por produtos que se preocupam com seus aspectos operacionais e que visam a proteção do meio ambiente, seja com a impressão em plástico transparente reciclado, uso de papéis reciclados e reflorestamentos.

Assim, o marketing sustentável pretende agregar valor de imagem e também a reputação da empresa frente aos clientes e também fornecedores. Alguns tipos de ações que incluem a ação de marketing e sustentabilidade falaremos abaixo.

O primeiro deles é sempre fazer contratos com fornecedores que possuem frentes sustentáveis. Optar por embalagens recicladas como os rótulos biodegradáveis, e também embalagens de papel que podem ser recicladas.

E nos pontos de venda, que se procure usar equipamentos com baixo consumo de energia, uso de luz natural e a preferência pela compra pela internet.

Com isso vimos que a comunicação visual é muito importante para o desenvolvimento das marcas e trabalhando com a sustentabilidade, além de ajudar o planeta permite que os clientes se engajem mais com a marca.