comunicação para restaurante

A comunicação visual para restaurantes

Os seres humanos evoluíram por conta de um fato muito importante, a comunicação. Inicialmente, temos uma comunicação rupestre, de imagens, e depois a vocal, culminando em um tipo de comunicação se desenvolvendo ao longo dos séculos, que é a escrita.

Portanto, conforme a humanidade foi crescendo, o comércio e a tecnologia foram se desenvolvendo, formas de comunicação que lembra aqueles nossos primórdios, mas com muito mais sofisticação também foram criadas. Estamos falando da comunicação visual.

A comunicação visual consiste no uso de elementos visuais que compõem uma marca, uma propaganda. Estes elementos são compostos por:

Esses elementos são usados em todas as estratégias de marketing de uma empresa, tanto no externo com o objetivo de posicionar a marca, engajar o público e vender, como no interno.

Processo conhecido como endomarketing, a propaganda interna consiste no uso de elementos visuais para comunicar-se com os funcionários e para o ambiente, garantindo a satisfação e engajamento do colaborador.

São exemplos de marketing externo o panfleto para restaurante. Já na comunicação interna, há as placas de sinalização.

Neste artigo, falaremos sobre alguns pontos importantes para a comunicação visual para restaurantes, que pode ser elaborado e pensado de diversas maneiras e o porquê da sua importância para esse modelo de negócio.

Por que é importante a comunicação visual para restaurantes?

Os restaurantes são estabelecimentos que possuem grande fluxo de público e é essencial uma comunicação eficiente para que esse ela seja conquistado pelo seu espaço.

Desse modo, além de qualidade nos pratos e um bom atendimento, é muito importante atenção em vários aspectos como o uso de uniformes personalizados, panfletos, placas internas, entre outros detalhes.

Abaixo falaremos sobre alguns desses pontos cruciais para o desenvolvimento de uma comunicação visual para os estabelecimentos de culinária.

1. Uniformes para restaurantes

Uma das sensações que os clientes precisam sentir em um restaurante é a sensação de beleza, limpeza e bom gosto. Uma das formas de se conseguir isso é com a utilização de um uniforme padronizado para os funcionários do restaurante, o que também facilita a identificação e amplia a segurança.

Desse modo, existem alguns objetivos para o uso de uniformes: identificação dos colaboradores, facilitando a comunicação com o cliente; a higiene, pois uniformes limpos e padronizados trazem asseio e segurança na manipulação de alimentos; além de atender a Resolução 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Por serem personalizados, o uniforme é uma excelente forma de se comunicar com o público.

2. Placas de identificação

Assim como os brindes personalizados permitem a fidelização do cliente, afinal, é uma forma de recompensar o público pela visita, saber como se localizar dentro do ambiente é fundamental para que o cliente se sinta confortável dentro do estabelecimento.

Uma forma de fazer isso dentro de um restaurante é investindo em estratégias de comunicação visual interna por meio do uso de placas de identificação.

Essas placas podem ser no chão, nas paredes, nas janelas e podem identificar diversos elementos como existência de Wi-Fi, informar onde ficam os banheiros, indicar as bandeiras de cartão que são aceitos pelo estabelecimento, dentro outros fatores importantes.

As placas de identificação podem ser feitas em grafica rapida, que tem grande qualidade e bastante eficiência.

Panfletos para restaurante

Outro elemento que vem tomando a frente das estratégias de comunicação visual das empresas é o panfleto de restaurante. Isto acontece porque possuem um grande nível de retorno para o restaurante.

Esses panfletos estão atrelados à outras estratégias de comunicação como fidelização, marketing boca a boca e publicações em redes sociais, causando engajamento.

Mas, para compor um panfleto de restaurante, é essencial seguir ou entender algumas dicas. Essas dicas permitirão a definição de um panfleto eficiente e bastante chamativo.

1. Trabalhe com as cores

Em um panfleto as cores são o elemento principal e deve atender ao segmento da culinária pretendida.

Isso porque cada tipo de culinária possui um tipo de cor, bem como a paleta escolhida para o estabelecimento, tornando o panfleto mais atraente.

Os designer gráficos indicam a utilização de aproximadamente 3 cores. São indicados cores quentes como vermelho e laranja, pois estimulam a fome.

2. Use pouco texto e invista em fotos para a boa comunicação

Use fotos atraentes e que destaquem os melhores pratos, escrevendo um texto curto e chamativo, com as principais informações como preço, promoções, horário de funcionamento e serviços de entrega.

Assim, vimos que para a comunicação visual de um restaurante é preciso diversos elementos, que vão do uso das cores, de um talão numerado (para marcar saídas e entradas), de uniformes personalizados e outros componentes.

Com tudo isso é possível realizar uma comunicação mais eficiente e que traga bons resultados ao negócio.