Para ter um comércio, é preciso atrair sempre novos clientes para o seu negócio, além de manter a fidelidade dos consumidores atuais e recuperar o faturamento de clientes perdidos.
Os clientes fiéis, costumam ajudar bastante com a propaganda boca-a-boca, aquela que eles espalham por aí que o seu negócio é ótimo e irão lhe ajudar a conseguir ainda mais clientes, além de continuarem voltando a sua loja.
Mas, faz-se necessário primeiramente criar uma base de clientes fiéis ou aumentar a base já existente. Para isso, investir em algumas ações de marketing é fundamental, como:
- Ações promocionais;
- Entrega de brindes;
- Merchandising visual;
- Fachada e decoração da loja;
- Participar de eventos, bazares e feiras;
- Descontos;
- Parcerias com outros locais.
É fundamental que a marca do seu negócio tenha um logotipo com ou sem slogan e que toda comunicação da loja seja baseada nas cores e elementos gráficos pré-definidos.
Essa padronização traz mais credibilidade e reconhecimento. A decoração e o layout da loja também devem conter os mesmos elementos visuais. É importante que a loja toda fale apenas uma só língua.
O merchandising visual
Este tipo de merchandising é fundamental para qualquer estabelecimento comercial, pois fortalece a imagem de marca da loja e é capaz de aumentar consideravelmente as vendas.
A fachada de loja de roupas também deve seguir os mesmos padrões de comunicação visual, mas sem sobrecarregar com muitos textos ou imagens.
A fachada deve ser clean e conter apenas o logotipo e nome da loja, o número do estabelecimento e, no máximo, um telefone de contato ou endereço virtual.
Fora que a fachada deve estar em sintonia com a vitrine e o posicionamento da loja. A decoração das vitrines deve ser dinâmica e estar sempre atualizada.
Elas podem ser temáticas, comemorativas, promocionais ou institucionais, indicando algum desconto ou ação de marketing.
O visual merchandising vitrines e interiores comerciais deve causar um impacto e atrair o público para dentro da loja. Há também alguns recursos que estimulam o cliente a passar mais tempo dentro da loja, além de tornar a experiência de compra inesquecível.
A distribuição dos produtos na loja, os manequins, provadores e todos os outros objetos decorativos também fazem diferença. O consumidor não vai em uma loja apenas para comprar, ele quer viver uma nova experiência e emoções variadas.
Os produtos devem estar expostos de modo que gere uma sintonia com a estratégia de layout da loja. Deste modo, é recomendável que os novos produtos sejam expostos primeiramente na vitrine e depois de alguns dias, nas áreas nobres ou pontos focais. Araras, expositores e cestos de promoção e liquidação fecham esse roteiro.
A iluminação também deve ser coerente com a comunicação visual da loja e qual sentimento sua marca quer passar aos clientes que adentrarem.
Deve ser eficaz, transmitir uma sensação de limpeza, ser agradável e confortável, destacar as mercadorias, decorar espaços e acompanhar o estilo da loja, além de destacar partes ou produtos atrativos do seu negócio.
Brindes personalizados
Os brindes personalizados são ótimos meios de se conseguir atrair clientes ou fidelizar os já costumeiros. Estes brindes devem seguir o mesmo padrão de comunicação visual de toda a loja, sem perder a identidade e garantindo que a reputação da sua marca seja mantida.
Alguns materiais, como recicláveis ou ecológicos, são bem vistos pelos clientes, pois a empresa consegue passar a imagem de uma marca que cuida do planeta, sendo assim, sustentavelmente responsável.
Um exemplo é a ecobag personalizada promocional que pode ser usada na seguinte estratégia: ao invés de colocar os produtos numa sacola de papelão ou plástico, a loja oferece este tipo de sacola como brinde para os clientes que consumirem uma quantidade determinada na loja.
Trata-se de uma ação promocional eficiente, pois o consumidor levará sua marca para outros estabelecimentos e locais, é possível ainda atrair mais clientes ou mais vendas, pois os demais podem querer ganhar as sacolas personalizadas também.
A lista de brindes é muito extensa. O que importa é fazer uma ação promocional para atrair mais públicos e maiores vendas.
Se a estratégia é apenas expandir a sua marca sem ações promocionais, é possível dar brindes de custos menores para qualquer cliente que consumir no seu estabelecimento.
O calendário de mesa em PVC para personalizar com o logotipo e imagens da sua loja é um exemplo de produto econômico, eficiente e útil.
Geralmente, o cliente usará o calendário com os dados da loja, e dessa forma, quando ele precisar comprar alguma roupa ou alguém lhe perguntar sobre alguma loja, se lembrará da sua marca.
Independente do brinde ou ação promocional, a comunicação visual deve estar sempre em sintonia e ser coerente com o que a loja quer passar, assim como seu design, fachada e vitrines.