É mais vantajoso comprar ou alugar uma impressora?

As impressoras são comuns nos mais variados empreendimentos, afinal, possibilitam a transferência de informações de meios digitais para o papel. Dessa forma, são utilizadas para documentos, atividades escolares, contratos, artigos, receitas, cifras, entre muitas outras possibilidades.

As características cruciais das impressoras se dividem entre o volume da impressão, suportado em determinado período, e qual é o tipo de tecnologia que o equipamento usufrui para resultar nos caracteres a serem impressos.

Principais tipos de impressoras

No momento de buscar pela locação de impressora colorida ou compra, é comum se deparar com diversos modelos no mercado, mas é preciso ter consciência de que a finalidade de cada equipamento pode ser distinta, o que torna essencial se informar para escolher o tipo mais adequado para atender suas necessidades. Os tipos que mais se destacam são:

  • Impressoras 3D: modelos recentes, que atendem a criação de estruturas;
  • Jato de tinta: funciona através de gotas de tinta de acordo com o sistema de cores CMYK;
  • Impressora a laser: realiza a impressão por meio de um toner;
  • Jato de cera: substitui o cartucho de impressora de tinta por bloco de cera.

De acordo com o que pode ser notado entre as principais especificações apresentadas, as mais convencionais são as de tinta, laser e de jato de cera, já que a opção em 3D atende normalmente demandas distintas, de maquetes, miniaturas, entre outras estruturas.

A impressora colorida de jato de tinta, corresponde ao modelo mais comum do mercado, atendendo principalmente necessidades comerciais e residenciais. Neste tipo de equipamento, as gotas de tinta são liberadas por meio de pequenas aberturas presentes nos cartuchos.

Esse tipo de impressora HP comumente confere fidelidade às cores e pode ser encontrada em modelos variados, principalmente em relação às funcionalidades que apresentam.

No caso da impressora a laser, o uso é predominante em escritórios, embora os avanços tecnológicos tenham proporcionado maior viabilidade para a utilização também nas residências.

De qualquer forma, seu modo de atuação, conforme apresentado, é por meio de um toner, que diferentemente da opção a jato de tinta, possui um pó extremamente fino, que ao ser aquecido, é transferido para o papel, efetuando a impressão.

A principal diferença com a opção anteriormente apresentada é a agilidade em todo o processo. Por fim, as opções de jato de cera substituem toners e cartuchos por blocos de cera, que são compostos por um polímero com base em resina e atóxico. A proposta principal, é apresentar qualidade superior aos outros tipos, além de reduzir prejuízos e alcançar uma maior gama de tons.

Existem, ainda, outros modelos, como é o caso das plotters, que são direcionadas para atender impressões maiores, onde existe uma exigência mais evidente da qualidade da impressão. Por esse motivo, são mais comuns em estúdios fotográficos, empresas de arquitetura e engenharia.

Dessa forma, ao escolher o modelo da impressora, sem dúvidas, é fundamental levar em consideração suas principais características, suprimentos necessários e toda a tecnologia empregada em seu funcionamento.

Como decidir entre alugar ou comprar?

Dependendo do período e frequência de uso, pode ser mais favorável alugar o equipamento. Dessa forma, ao buscar por comprar impressora barata ou fazer um investimento maior, é fundamental analisar suas necessidades.

Afinal, por meio da locação, não é necessário investir regularmente em equipamentos e acessórios melhores, já que no mercado há grande variedade de itens para alugar.

Ainda mais, geralmente, a manutenção e transporte estão incluídos na locação, ou seja, é possível diminuir os custos por causa desses fatores, já que a fatura do aluguel será o único elemento a ser contabilizado.

No entanto, embora existam tais vantagens, é fundamental ter cautela com o contrato, que deve ser lido cautelosamente, em especial, para conhecer de forma clara a respeito de quais são os direitos e deveres da empresa e do locatário

Existe a possibilidade de contatar mais de uma empresa ao procurar pelo Aluguel de impressoras preço, o que pode ser favorável para encontrar a opção que melhor se adequa com suas necessidades, condições e preferências.

Já para os empreendedores que atuam diretamente em áreas que necessitam constantemente de impressões, investir em um bom equipamento para adquirir, pode se tornar a opção mais viável, principalmente para serviços que atuam com meios específicos, por exemplo, com apenas a impressão de documentos, fotos ou contratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *