Investir em comunicação visual pode trazer mais clientes

Vender nunca é uma tarefa fácil. É preciso planejar diversas estratégias e organizar muito bem como os clientes serão atraídos. Por isso, investir em comunicação visual é uma forma de ajudar nesse momento.

É que ela tem o papel de impressionar e aproximar possíveis oportunidades de negócio. Sendo assim, a identidade visual de uma empresa é um ponto essencial para quem quer ter sucesso.

Aliás, é por meio de qualquer comunicação, seja ela visual ou não, que conseguimos transmitir a mensagem que queremos passar. E isso não é diferente no mundo dos negócios.

Por isso é preciso que ela seja bem planejada e, preferencialmente, feita por profissionais do ramo. A comunicação como um todo vai desde um texto em um blog até um banner personalizado e todas essas estratégias precisam conversar entre si.

Nós somos atraídos visualmente!

Inclusive, hoje em dia é muito mais comum termos contato com a comunicação visual, principalmente, com o advento da internet. Os vídeos de marcas famosas servem justamente para isso: atrair mais clientes por meio da visão.

Em lojas físicas, porém, a forma de estruturar essa ação é diferente e precisa ser bem pensada. Vitrines e expositores para lojas são ótimos exemplos disso.

É só pensar: quantas vezes você já não foi atraído para um local pela forma como os produtos estão expostos na vitrine? Isso porque somos seres que gostam de conforto, inclusive visual.

A própria fachada da loja, o nome e o logotipo são formas importantíssimas de comunicação visual. É que essas são as maneiras que um negócio será lembrado pelo cliente.

Por isso as cores e o grafismo precisam ser uma preocupação na hora de planejar essa estratégia. Precisam ser algo que esteja presente em todos os ambientes. Até mesmo o display para produtos deve ser padronizado nesse sentido. Quanto mais respeito à identidade visual de um negócio, mais chances de um produto ser marcante.

Para que tudo isso saia de acordo com o planejado, é muito comum a utilização de designers. São eles que vão desenhar as formas de comunicação visual da empresa, pensando no objetivo definido inicialmente.

Até porque, os objetivos podem variar e saber disso faz toda a diferença. Por exemplo, saber se a ideia é trazer mais clientes ou reforçar a imagem daquele produto no mercado é fundamental na etapa do planejamento.

A comunicação visual nem sempre precisa vir seguida de explicação. Um bom exemplo disso são as próprias placas de sinalização, muitas vezes obrigatórias em determinados ambientes.

Esse tipo de comunicação, na maioria das vezes, nem pretende converter mais clientes, mas sim informar algo, como uma saída, um banheiro ou um extintor de incêndio.

Empresas sérias investem em comunicação visual

Outro motivo importante para investir em comunicação visual de uma empresa é a seriedade que essa atitude passa. Uma empresa com uma identidade visual fortalecida se torna referência no mercado. Isso é um diferencial quando falamos sobre concorrência e confiança do cliente.

Vamos dar um exemplo que deixe isso mais claro. Ao entrar em uma loja que tenha um balcao expositor deteriorado, mal feito ou que não combine com o restante do local, a imagem que passa é a de desleixo e falta de responsabilidade.

Por outro lado, um balcão personalizado e moderno pode fazer com que as pessoas retornem mais vezes.

Existem diversos outros exemplos de comunicação visual que podem auxiliar no momento de fortalecer uma negócio. São eles:

  • Banners (seja banner em tecido ou outros materiais);
  • Folders;
  • Cartazes;
  • Cartões;
  • Pastas e envelopes timbrados;
  • Etiquetas;
  • Embalagens;
  • Adesivos;
  • Materiais digitais;
  • Entre outros.

Todos estes exemplos citados podem ser trabalhados de maneira personalizada. É claro que novos clientes ou o fortalecimento da identidade de uma empresa não virá apenas com a comunicação visual.

Existe todo um sistema que deve ser realizado de maneira correta, como a forma de atendimento, o marketing como um todo e até mesmo o posicionamento de um negócio em relação a determinados assuntos. Mas a comunicação visual agrega ainda mais valor.

É importante reforçarmos, porém, que esse trabalho é um ponto crucial para imagem da empresa. Se feito de forma errada e desregrada, pode causar prejuízo ao invés de trazer lucros.

Sendo assim, optar por contratar profissionais especializados e com experiência no mercado é sempre a melhor escolha.