comunicação

Importância da comunicação visual na embalagem comercial

A comunicação visual é um dos principais recursos utilizados pelas empresas para estabelecer uma aproximação com os seus públicos, promover a marca e seus produtos, além de propagar ideais e crenças defendidas e apoiadas pelas empresas de uma forma geral.

Presente nas empresas por meio dos setores de comunicação e marketing, a comunicação visual é para atrair e chamar a atenção.

Sendo aproveitada em todos os detalhes e recursos que são necessários para as empresas, a comunicação visual é versátil, criativa e inspiradora, por isso é, na maioria das vezes, o principal recurso para o desenvolvimento de estratégias tanto para o setor de vendas quanto para o setor de comunicação interna e externa da organização.

Uma das ações que é estratégica e praticada por muitas empresas é o investimento visual e estético dos meios de transporte das mercadorias, após a finalização das compras. Ou seja, sacolas e caixas são personalizadas agregando valor a qualidade para que sejam facilmente expostas a todas as pessoas e, consequentemente, a marca de uma promoção espontânea.

Uso de sacolas na comunicação

As sacolas de papel para loja são utilizadas para acomodar e tornar o transporte da mercadoria adquirida mais fácil e seguro.

As principais características dessa sacola é elas possuem um visual atrativo para os olhos dos consumidores.

Assim após a produção nas fábricas de papel e celulose elas vão para as gráficas serem estampadas com os slogans e marcas das empresas.

Ao optar pelo modelo de sacolas de papel muitos benefícios são agregados, dentre eles é possível citar:

  • Otimização e sustentabilidade no modo de produção e consumo;
  • Alta qualidade na impressão;
  • Sincronização das estratégias de comunicação;
  • Simplificação da logística;
  • Adequação aos objetivos do consumidor;
  • Aumento das vendas;
  • Redução dos custos;
  • Diferencial competitivo;
  • Valor agregado.

Além de todos os benefícios as sacolas podem ser personalizadas quanto aos tamanhos e dimensões. Assim, há sacolas grandes, médias e pequenas nos mais variados formados.

É comum que alguns segmentos comerciais possuam todas as modalidades das sacolas para atender com mais precisão e qualidade às necessidades dos produtos e seus clientes.

As sacolas de papel pequena servem para os objetos menores que podem ir desde produtos alimentares até joias e acessórios. As médias e grandes são para altos volumes de mercadorias ou grandes mercadorias.

Há ainda as sacolas de papel que são de papel kraft (tons em bege), papel branco e em tons coloridos. Essas variações permitem uma variedade maior no mercado, sendo possível identificar o modelo ideal para a produção das sacolas.

A sacola de papel branca tem como principal vantagem o valor estético, pois o branco permite ressaltar a marca de forma elegante e bem funcional.

Caixas

As caixas assim como as sacolas servem para acomodar, proteger e embalar os produtos.

O formato de caixa proporciona muita elegância e segurança aos produtos, pois é possível forrar as caixas para que os produtos fiquem mais estáveis, principalmente os alimentos que não podem ser movidos com frequência para não danificar o produto.

No ramo alimentício a caixa de papelão tipo maleta é a mais comum, pois o seu formato tem um funcionamento simples, possuem medidas personalizadas deixando o tamanho ideal para todos os produtos que são comercializado no setor da alimentação.

Assim como as sacolas, o modelo de papelão é mais sustentável, traz leveza e facilidade no transporte dos produtos.

Com tantos benefícios, a caixa de papelão para alimentos é a mais utilizada e indicada, pois o modelo quadrado ou retangular impede o contato do alimento com a embalagem, além de permitir uma camada de proteção entre a embalagem e o produto, fazendo com que seja mais higiênico e funcional. Os modelos de caixa mantêm mais estabilidade ao produto.

Além disso, tanto as caixas quanto as sacolas ocupam pouco espaço pois vem prensadas ou desmontadas, facilitando a logística interna.

As fábricas que produzem as embalagens possuem fornecedores de chapas de papelão ondulado e lisas para a produção ideal das peças.

As caixas são versáteis, sendo produzidas em diversas cores e passando por processos diversos de estamparia e gravação da marca.

As embalagens mais sustentáveis e dinâmicas são ideais para quaisquer negócios. Assim, é possível que qualquer negócio ou comércio invista nesta estratégia para promover os produtos e a organização, aumentando as vendas e prospectando mais clientes, contribuindo para que sejam referências e possuam estabilidade no mercado.