Etiquetas

Etiquetas: aplicações como estratégia de comunicação

A comunicação visual é uma das principais estratégias aplicada pelas empresas no setor de comunicação e marketing, isso porque o que é um dos recursos mais importantes para atrair a atenção dos consumidores e clientes até mesmo em etiquetas.

A comunicação serve para estabelecer um elo no relacionamento entre a empresa e seus diferentes públicos dentro da sociedade.

Atualmente as pessoas são bombardeadas constantemente com informações que estão disponíveis online e até onde a vista consegue alcançar, dessa forma o cérebro, bem como os olhos já estão condicionados a receberem e filtrarem todas as informações que eles julgam uteis e necessárias.

Assim a comunicação visual tem sido aplicada não apenas para promoções de propagandas, mas também para transmitir os valores e crenças da instituição, pois essas são informações importantes aos consumidores, principalmente, pois os valores servem como um importante filtro para adoração ou repulsa à organização.

Etiquetas BOPP

Contribuindo para a propagação de informações relevantes sobre a empresa, as etiquetas são bem aproveitadas para passar informações obrigatórias e não obrigatórias aos seus consumidores.

A sigla BOPP significa polipropileno biorientado e o material é disponível no mercado em diferentes gramaturas e opções de acabamento, são resistentes e duráveis.

O modelo de etiquetas BOPP SP são os mais utilizados em rótulos, isso porque tem muitos vantagens, as principais são:

  • Resistência a água;
  • Resistência a baixas temperaturas;
  • Baixa elasticidade;
  • Boa printabilidade;
  • Resistência aos raios ultra violeta.

A resistência a água ocorre, pois o polipropileno é um plastico, assim ao entrar em contato com a umidade ou a água ele não se decompõe e por isso são uma das principais opções para etiquetas de alimentos congelados.

Além disso é uma embalagem mais difícil de rasgar conservando as informações por mais tempo.

Quanto a estética este modelo de etiquetas também tem vantagem, pois ele está disponível em até três cores: branco, transparente e metalizado.

O metalizado é mais utilizado em rótulos devido ao seu valor estético e funcional. O rotulo BOPP metalizado é comumente encontrado nas embalagens do dia a dia como em shampoos, condicionadores e embalagens de barras de chocolates são alguns dos exemplos.

Impressão de etiquetas

O mercado disponibiliza uma variedade de modelos de etiquetas que podem ser impressas ou até mesmo digitais, tudo vai variar de acordo com a função desenvolvida por ela.

Algo que é muito importante e reflete diretamente na qualidade do produto são os processos e qualidades da impressão do material.

A etiqueta adesiva para impressão pode ser composta por diversos tipos de papeis, há o couchê é um papel revestido o que o torna um pouco resistente a umidade, além disso tem bom acabamento e tem um preço acessível.

Os laminados são mais utilizados em aços promocionais e em joalherias devido aos seus aspectos estéticos. O papel térmico são aplicado em cupons fiscais e etiquetas de balcões e o offset é para usos mais gerais, indicados para marcação a mão.

A maioria dos modelos de papel dispõem de um rolete de tinta com especificações únicas. Sendo importante respeitar essas variações para ter o melhor resultado possível.

Além disso os roletes precisam ser adequados quanto aos filmes que servem de proteção às etiquetas e adesivos.

Alguns modelos de etiquetas podem ser impressas em impressoras comuns,mas para ter o acabamento e qualidade ideal, o mais indicado é desenvolver o projeto de impressão de adesivos junto á gráficas especialistas neste tipo de impressão.

Mundo digital

A tecnologia é um recurso aplicado em diferentes setores da indústria. Na comunicação ela é um dos grandes agentes revolucionários, por meio dela a internet foi desenvolvida e difundida a todos.

Assim um outro modo de se comunicar e estabelecer relações interpessoais foi desenvolvido e as relações passaram a acontecer tanto no meio físico como no virtual.

Novas soluções foram desenvolvidas, inclusive a propaganda online com anúncios e banners online. O adesivo digital possui um método de impressão mais moderna e tecnológica,são adesivos aplicados até em pisos e paredes com modelos e formatos mais dinâmicos e abstratos.

Os diferentes tipos e processos de impressão são resultantes do desenvolvimento tecnológico e das soluções que forma desenvolvidas de acordo com as demandas mercadológicas, assim, atualmente há uma grande variedade de modelos de etiqueta que servem para informar e transpassar mensagens de valores e crenças institucionais.