clientes

Elementos para clientes e funcionários

As formas de se comunicar com o um cliente podem ser as mais diversas, é possível que seja de modo mais tradicional, por meio de uma troca interpessoal, mas também pode se desenvolver estratégias de comunicação visual para chamar a atenção dos clientes acerca de um serviço ou produto.

A comunicação visual está presente em vários segmentos dentro de uma empresa, podendo ser utilizada desde a necessidade de aumentar as vendas até a importância de manter um bom relacionamento com seus funcionários.

Com isso, é possível desenvolver campanhas com focos diferentes, assim como tipos de mídia que podem ser internas, externas e até mesmo, destinadas ao ambiente digital (por meio de redes sociais e sites).

A comunicação visual é um segmento tão amplo, que ela pode ter um direcionamento não somente para ideais mercadológicos ou de venda, mas também de conquista dos funcionários, que é o primeiro público interno de uma empresa.

Diante disso, neste artigo, falaremos sobre alguns exemplos de peças de comunicação visual que podem ser apropriadas por uma empresa.

Mas, antes de conhecer qualquer dica, não se esqueça que é fundamental contar com uma equipe de comunicação e marketing para auxiliar na elaboração das peças gráficas e digitais.

Além disso, esse setor é responsável por todo processo criativo, assim como de elaboração, levantamento de orçamento necessário e definição da identidade visual do projeto, assim como dos objetivos da empresa com determinada campanha.

Mídia impressa para clientes

É um fato que o ambiente digital tem conquistado a atenção de muitas empresas, já que boa parte do público pode estar nesse ambiente por meio do acesso de sites e redes sociais.

Porém, mesmo ambiente digital tendo muito importante necessário para captação de novos clientes, assim como para promoção de vendas, a mídia impressa no segmento da comunicação visual ainda é bastante utilizada a depender dos objetivos da empresa.

Por exemplo, a impressão de banner em uma gráfica ou agência de comunicação é uma atividade muito comum porque esse material apresenta alta versatilidade em seu uso.

Os banners são elementos que chamam a atenção das pessoas, conseguem resumir diversas informações acerca de um produto ou serviço e ainda, obtém durabilidade neste processo de divulgação.

Esse material, devido a sua versatilidade, pode ser utilizado em:

  • Lojas de shoppings;
  • Em bancos;
  • Em centros comerciais diversos;
  • Em supermercados;
  • Em autocenter.

Esse uso de faixas e banners é adotado pelas empresas, fazendo com que esse material seja instalado em um local de visibilidade.

Por exemplo, no caso das faixas elas podem ser instaladas já na fachada da empresa e dos banners, na entrada das lojas ou em pontos estratégicos onde haverá um volume maior de clientes.

Inclusive, quando falamos sobre o uso desses materiais é importante lembrar que eles são voltados para locais onde há uma grande circulação de pessoas.

Para obter esse material, que tem apresentado tamanha importância, é possível solicitar a impressão da arte gráfica em uma lona para banner, a depender das particularidades e propriedades do material.

Além da mídia impressa ou externa, existem outros elementos da comunicação visual que são utilizados de forma mais individual.

Como exemplo, podemos destacar o uso de cartão de visita advogado luxo ou de outra profissão ou especialidade. Os cartões de visita podem ser feitos com papéis mais resistentes e duráveis, apresentando uma camada de brilho ou mais fosco.

Esse material resume informações sobre os profissionais ou escritórios, apresentando os principais serviços. Eles são entregues de modo individual a cada cliente e apresentam os contatos para que o cliente tenha acesso a determinado profissional.

Elementos para o público interno

Todas as estratégias que citamos neste artigo até agora, dizem respeito a uma divulgação para o público externo, ou seja, tem como objetivo a captação de novos clientes.

Mas, para que uma empresa tenha sucesso, ela precisa pensar em estratégias de captação dos seus próprios funcionários. Isso representa estar em um ambiente de trabalho que seja agradável e confortável, além de contar com uma valorização profissional.

Neste processo, existem elementos da comunicação visual que podem ser utilizados para aumentar a sensação de valorização e de pertencimento a uma instituição.

O uso do crachá de identificação é um exemplo bastante interessante porque ele agrega pertencimento ao funcionário, apresentando seu nome e função dentro da empresa.

Além do uso desse cracha de identificação, é possível personalizar outros elementos, como é o caso dos uniformes.