A placa de sinalização é uma ferramenta de comunicação de grande utilidade para a segurança das pessoas nas estradas e ruas.
São essenciais para sinalizar os vários tipos de situação no caminho para condutores de veículos. E não só para isso, ela serve também para indicar caminhos e alertar sobre obras em determinada região.
Entenda a diferença dos tipos de placas
É bom conhecer as placas de sinalização, para transitar melhor pelos espaços das cidades, ruas e estradas. As placas de sinalização são um instrumento amplamente conhecido no que se refere à comunicação visual.
E é um sistema indispensável para manter a segurança. A responsabilidade das sinalizações é de serem de fácil compreensão, para que todos possam entender a mensagem que ela está transmitindo.
A sinalização de trânsito é dividida em horizontal e vertical. Um exemplo de sinalização horizontal, são as faixas de pedestres e a vertical, são aquelas que indicam alguma proibição ou perigos na estrada.
Elas sãos responsáveis por garantir a segurança e uma melhor mobilidade dos motoristas pelas vias. Elas se dividem em alguns tipos: placas de advertência, regulamentação e indicação.
A primeira, de acordo com o que o nome indica, serve para advertir os condutores sobre os perigos que não são perceptíveis por eles.
O local de instalação delas passa por um exame de apuração, para avaliar a região e o comportamento dos motoristas, que mais passam por determinada área também.
A formas e cores das sinalizações, são pensadas para serem facilmente percebidas e entendidas pelos motoristas. Elas possuem fundo amarelo com desenho em preto.
Conheça os modelos mais utilizados no trânsito
As placas de regulamentação já indicam quais são as obrigações, proibições e limitações sobre o uso das vias. A violação dessas placas constitui infração.
Elas possuem fundo branco, a borda em vermelho e são circulares – com exceção da placa de “parada obrigatória” e de “dê a preferência”, que são octogonal e triangular, respectivamente.
São muito mais usadas nas vias urbanas, mas algumas também são utilizadas em estradas. As de indicação servem para orientar os motoristas em relação aos destinos, serviços auxiliares, podem ser educativas e também indicam atrativos turísticos.
E não servem somente para condutores de veículos, pois pedestres e ciclistas também se beneficiam com a presença das placas de indicação.
A importância das placas nas obras
Existe também a placa de sinalização de obras que serve para alertar os usuários das vias, sobre qualquer intervenção que esteja ocorrendo ou que já tenha sido realizada na localidade.
Usa-se elementos de dispositivos e sinalizações combinadas, para que se possa ter uma boa percepção das placas. Não é incomum ver essas placas no dia a dia, de quem anda de carro ou com algum outro transporte.
Elas estão sempre presentes em obras da Prefeitura e do Estado, quando é necessária alguma intervenção nos trajetos. São uma forma de manter a segurança no trânsito.
A utilização das placas em outros locais
As placas de sinalização não são de uso exclusivo do trânsito, elas também são usadas em empresas, prédios, shoppings e muitos outros lugares.
Essas placas têm o objetivo de indicar direções para se chegar a um determinado local. São geralmente utilizadas para cuidados com segurança, entrada e saída de emergência e muitas outras finalidades.
Em empresas, ela serve ainda para garantir a segurança de funcionários e precisam ser instaladas de acordo com as normas de segurança vigentes.
Um desses exemplos, é a placa fotoluminescente rota de fuga, se diferenciando das outras comuns, por emitir um brilho em ambientes em luz.
Principalmente, quando se há uma queda de energia. As rotas de fuga são trajetos que devem ser feitos em casos de emergência.
E em que se tenha a necessidade de uma evacuação do local, seja por incêndio, desabamentos ou outros casos.
Os trabalhadores e/ou visitantes, precisam conhecer essa rota e as sinalizações com a placa fotoluminescente são exatamente para essas situações.
Os funcionários devem receber treinamento de segurança e do caminho da rota para facilitar a saída e o salvamento de todos.
Como visto, estamos rodeados de sinalizações necessárias para a nossa vida se tornar mais segura, para que evitemos riscos ou nos percamos no caminho.
Entender e conhecer os tipos de placa de sinalização é, acima de tudo, uma questão de segurança, não só para motoristas.
Mas, para pedestres, ciclistas, turistas e até mesmo trabalhadores que precisam das sinalizações de segurança para a rotina de trabalho.