Comunicação visual: um ramo que jamais terá fim

O ramo de comunicação visual é um dos que mais cresce no Brasil. De fato, mesmo em tempos de crise, ou sobretudo neles, esse segmento continua demarcando sua importância fundamental no que concerne à comunicação das marcas e empresas com o seu público de compradores e contratantes de serviços.

Embora o segmento não seja de uso exclusivo das empresas, conforme ficará claro adiante, ele é comumente associado aos serviços empresariais devido a sua constate inter-relação.

Basicamente, tal segmento contempla serviços e projetos que abordam desde a renovação da fachada de um estabelecimento, passando pela fidelização de clientes e inovação de portfólios e promoções, até a inserção ou manutenção da marca na esfera digital.

Realmente, mesmo em tempos de crise, deixar de investir em publicidade e nas identidades verbais e visuais seria a pior decisão que uma empresa poderia tomar.

Apesar do crescimento do mundo digital, a parte de serviços gráficos é e sempre será uma das frentes mais importantes no universo da comunicação visual.

A impressão de promoções, campanhas, flyers e panfletos de toda ordem sempre será um elemento indispensável no que concerne a impactar a clientela que trafega fisicamente na região dos estabelecimentos.

Isso é verdade tanto para o caso do consumo de impacto, que é aquele em que o cliente está passando pelo local e decide consumir simplesmente por ter entrado em contato com o produto ou serviço; quanto para o caso do consumo de destino, que é aquele em que o cliente se dirige ao estabelecimento por interesse premeditado.

Seguem abaixo alguns exemplos de itens e artigos fundamentais para esse tipo de comunicação:

  • Os adesivos para paredes;
  • Os adesivos personalizados;
  • Os adesivos para veículos;
  • As etiquetas personalizadas;
  • As etiquetas para uniformes;
  • E outros modelos de etiquetas,
  • Rótulos, tags e adesivos em geral.

Adiante serão aprofundados alguns serviços e produtos igualmente indispensáveis no ramo da comunicação visual, do design, do setor gráfico e editorial como um todo.

Como se dá a comunicação visual de hoje?

Conforme sobredito, mesmo com o avanço do mundo digital e da comunicação cada vez mais realizada por meio de call centers, redes sociais e plataformas onlines, aquela que é conhecida como “mídia offline”, ou seja, a mídia que ocorre fora da área da informática e da telefonia, sempre terá seu espaço e sua necessidade de mercado.

Daí a importância atual da comunicação visual adesivos. Mas não são apenas os adesivos.

Seguem abaixo alguns exemplos de mídias gráficas offlines que continuam gerando seus efeitos e, por isso mesmo, sendo solicitadas até mesmo por grandes empresas e conglomerados corporativos da atualidade:

  • As etiquetas;
  • Os selantes;
  • Os fixadores;
  • Os rótulos;
  • As sacolas;
  • As tags.

Customização e popularização das etiquetas

Além do mais, em todos esses casos o cliente final é atendido segundo uma tendência que atualmente é supervalorizada: a da customização. Obviamente, cada um desses artigos precisará ostentar as cores, o logo e os slogans da marca em questão.

É o caso, por exemplo, da impressão de adesivos personalizados, que compreende uma das maiores demandas em termos de comunicação visual e design na atualidade.

De fato, os rótulos, etiquetas e adesivos personalizados somam uma série de utilidades tão vasta que acabam extrapolando o ramo da publicidade.

Assim, esses artigos chegam a deitar raízes no setor dos usuários finais, como é o caso dos materiais voltados para festas e afins. Seguem abaixo as aplicações possíveis quando o caso é esse:

  • Em caso de aniversários;
  • Em situações de casamento;
  • Em caso de batizados;
  • Em situações de chá de bebê;
  • Em caso de chá de cozinha.

Além disso, a aplicação desses artigos também diz respeito ao local ou superfície em que os rótulos, etiquetas e adesivos serão afixados. Nesse caso, os principais são os sacos ou sacolas caixinhas ou garrafinhas, baldes, frascos e recipientes em geral.

Etiquetas em policarbonato e a aplicação empresarial

Indo na contramão dos adesivos personalizados mencionados acima, talvez o maior exemplo de aplicação comercial seja justamente o das etiquetas em policarbonato.

A vantagem industrial desse material é que ele tem as mesmas propriedades de um plástico ou de uma chapinha de metal, razão que o torna resistente a choques e impactos comuns a esse tipo de ambiente empresarial.

Em todos os casos, o que temos são exemplos bastante ilustrativos de quanto o setor gráfico ainda é e continuará sendo importante na vida tanto das empresas quanto dos usuários finais e clientes de pessoa física.