Comunicação visual e sua importância para os negócios

Qualquer tipo de negócio precisa investir em marketing e comunicação visual para atrair cada vez mais clientes. As propagandas são importantes para divulgação da marca e dos tipos de serviços oferecidos por uma empresa, de modo que comunicam ao cliente informações essenciais, desde processos de trabalho até telefone e informações de acesso.

A comunicação visual de um negócio pode ser aplicada em diferentes itens, variando de acordo com o segmento do estabelecimento. Os segmentos que mais utilizam comunicação visual são:

  • Restaurantes;
  • Supermercados;
  • Clínicas de estética;
  • Lojas de móveis;
  • Lojas de automóveis;
  • Comércios em geral.

Os tipos de objetos utilizados podem ser vários, sendo duráveis ou não duráveis e serão mencionados abaixo.

Comunicação visual em estabelecimentos de alimentação

Restaurantes, lanchonetes, padarias e outros tipos de estabelecimentos de alimentação utilizam de diferentes itens para promover sua marca e realizar a propaganda do seu serviço.

Alguns deles podem ser:

  • Propaganda em guardanapos;
  • Propaganda em bandejas;
  • Propaganda em banners;
  • Propaganda em panfletos;
  • Outros tipos.

Um elemento bastante importante na escolha de um anúncio para um estabelecimento de alimentação é a foto de um tipo de prato servido pelo local que seja atrativa visualmente, despertando o desejo do possível cliente.

Assim, chamando a atenção das pessoas, a comunicação visual surte efeito, sendo um investimento válido para o estabelecimento.

Ou supermercados, que além de vender diferentes tipos de alimentos também ofertam diversos outros produtos, podem utilizar vários elementos para promover ofertas e anunciar suas mercadorias.

Além disso, alguns supermercados oferecem de brindes sacolas ecológicas para seus clientes e, ao mesmo tempo que realizam a propaganda do estabelecimento, colaboram com o meio ambiente.

Comunicação visual em clínicas de estética e de outros segmentos

Além dos tipos de comunicação visual já mencionados anteriormente, existem tipos de propagandas que podem ser aplicadas em vários itens, que serão utilizados para promover os estabelecimentos que oferecem serviços de estética ou de outros ramos.

A distribuição de brindes personalizados é um desses elementos. Alguns exemplos de brinde são:

  • Chaveiros;
  • Garrafas de água;
  • Amostras de produtos;
  • Canetas;
  • Blocos de notas;
  • Outros tipos de brindes.

Esses tipos de brindes são considerados bastante eficientes, pois em casos de amostras de produtos, por exemplo, o consumidor acaba realizando a indicação para amigos e pessoas próximas, trazendo mais clientes para o estabelecimento.

Itens duráveis como garrafas, chaveiros, canetas e outros tipos também são bastante eficientes, pois possuem utilidade prática para as pessoas, de modo que enquanto utilizam os itens em diversos locais, acabam por realizar a propaganda do estabelecimento para outras pessoas que estejam próximas.

Outro tipo de item que pode ser utilizado para promover um local são as camisetas personalizadas. Além de serem utilizadas pelos funcionários durante o período de trabalho, também podem ser ofertadas aos clientes.

Alguns eventos como maratonas, torneios e outras festividades esportivas procuram patrocinadores para sua realização e o oferecimento de camisetas personalizadas costuma ser uma boa opção de patrocínio, já que podem conter o logo do estabelecimento que patrocinou a compra e a impressão das camisetas.

Outros tipos de produtos personalizados para comunicação visual

A comunicação visual abrange diversas oportunidades de exposição, podendo realizar a personalização de vários tipos de itens.

Comércios que produzem pedidos por encomenda podem realizar, inclusive, a personalização do bloco de pedido 2 vias, encomendando sua impressão em uma gráfica especializada. Outros estabelecimentos também personalizam xícaras, pratos, talheres e outros tipos de materiais que utilizam para o funcionamento diário do local.

Qualquer tipo de ideia é bem vinda quando se trata de comunicação visual com os clientes e existem proprietários que optam por personalizar seus bens com o uso de propagandas.

Um desses casos é o adesivo perfurado para vidro de carros, onde o proprietário pode imprimir um anúncio e aplicar o adesivo em seu veículo.

Assim, realiza a propaganda do seu estabelecimento enquanto se locomove pela cidade. Em empresas que possuem grande frota de veículos, o envelopamento dos carros também pode ser feito como forma eficiente de marketing e de propaganda móvel.

Os itens utilizados para a promoção de marca e para o marketing de estabelecimentos são muitos e, por isso, devem ser escolhidos os objetos que de alguma maneira remetam a lembrança do cliente ao estabelecimento.

Assim, o investimento se torna uma alternativa viável de propaganda, trazendo novos clientes e agradando os clientes fiéis do local.