Comunicação Visual: conheça os diferentes tipos de etiquetas

A comunicação visual é um elemento fundamental para as empresas que buscam obter espaço no mercado e diferencial competitivo. Porém, se engana quem pensa que este tipo de comunicação está relacionada somente à confecção de banners ou elementos digitais.

De fato, a comunicação visual é tudo que comunica por meio da visão, juntando cores, sensações, peças de divulgação, dentre outros aspectos. Mas, a comunicação visual também está presente em itens como as etiquetas adesivas promocionais e este artigo explicará como!

A comunicação visual e as etiquetas adesivas promocionais

As etiquetas são elementos visuais que podem estar em diversas peças, desde roupas, alimentos, produtos voltados ao vestuário, dentro de indústrias, em peças de construção, veículos, entre outros.

De modo geral, a etiqueta traz algum tipo de informação acerca de um produto. Nesse sentido uma das etiquetas mais comuns são as etiquetas bordadas para roupas, que demonstram a coleção.

O setor vestuário utiliza amplamente etiquetas pela forma prática e simples de se transmitir uma informação necessária. Por exemplo, em uma etiqueta de roupa é possível encontrar diversos detalhes como:

  • Local de origem e fabricação da peça;
  • Seu material de confecção (algodão ou poliéster ou outro por exemplo);
  • Tipo de lavagem permitida;
  • Se é permitido passar ferro ou não;
  • Tamanho da peça (P, M ou G)
  • Aspectos inerentes à fabricação das etiquetas.

Com isso, as etiquetas assumem um papel importante diante do consumidor, o de informá-lo acerca do produto consumido, sua origem e forma de utilização (até pensando na questão de sua durabilidade).

Já que as etiquetas são fundamentais, elas assumem diferentes modelos, formatos e tipos de materiais que são utilizados em sua confecção. No caso do setor vestuário, as etiquetas são feitas com material resistente, com o objetivo de evitar sua danificação.

Vamos conhecer outros tipos de etiquetas? Continue a leitura deste artigo.

Os variados modelos de etiquetas

Para começar, vale a pena destacar um modelo que também é bastante conhecido no meio da população. Estamos falando das etiquetas adesivas para código de barras.

Essas etiquetas possuem um código que cadastra o produto e que é acionado no momento de sua venda. É muito comum presenciar um código de barras em etiquetas de produtos alimentícios e materiais à venda em lojas. A etiqueta adesiva é de fácil instalação, impressão e remoção (após a compra do produto).

O fato de ser um material adesivo, não quer dizer que seja mais frágil. Etiquetas adesivas podem ser feitas com material impermeável e bastante durador, conferindo ao produto mais resistência.

Outro tipo de etiqueta que também é adesiva e bastante utilizada é a etiqueta adesiva bopp. Sua presença é mais notória em locais relacionados ao setor varejista, de materiais de construção e do comércio, propriamente dito.

A grande vantagem do uso dessa etiqueta é o fato dela ser bastante econômica, prática e de fácil instalação, permitindo uma lógica de produção muito mais acertada.

Ela pode ser utilizada tanto na marcação dos produtos como em sua identificação, evitando fraudes do produto. Outra vantagem do uso desse material é sua resistência diante da água e de refrigeração.

Exatamente por esse motivo ela é mais indicada para produtos que estão congelados. Um exemplo interessante é o uso dessa etiqueta em produtos alimentícios que são congelados, como carnes ou polpas de frutas.

Outro tipo de etiqueta é a etiqueta ribbon. Esse tipo de etiqueta é revestida com cera e tem como objetivo facilitar a impressão de códigos de barras. Ela precisa de temperatura para sua impressão, sendo necessário alguns momentos de abrasão.

A impressão adequada para sua etiqueta

Além de pensar no modelo adequado de etiquetas, é importante pensar também acerca do tipo de impressão que deve ser feita.

As impressoras estão dispostas em diversos modelos para tipos de impressões diferenciadas. Tudo vai depender do tipo de material, papel, as cores utilizadas, se a impressão é térmica ou não, dentre outros aspectos.

Por exemplo, um modelo de impressora bastante interessante é a impressora termica com ribbon. Esse tipo de impressão vai utilizar momentos de abrasão e elevação da temperatura, para que a impressão ocorra de forma correta.

Para realizar esse tipo de impressão é fundamental encontrar uma gráfica que conte com uma máquina em bom estado de funcionamento, assim como profissionais qualificados para o manuseio do material.