A utilidade das etiquetas no dia a dia

As etiquetas são algo muito comum e que vemos todos os dias em diversos produtos. Não fazemos ideia de sua importância e muito menos nos damos conta de que existem diferentes tipos e que cada um deles é destinado a um tipo específico de produtos.

No entanto, quem fabrica sabe que é preciso usar o tipo de etiqueta certo para o produto que disponibiliza no mercado.

Se você está abrindo um comércio ou está prestes a fabricar seus próprios produtos para venda, este artigo vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre algumas etiquetas, como elas são usadas e o quanto são importantes.

Por que as etiquetas são importantes?

Usar a etiqueta no cotidiano é muito importante para se comunicar com o consumidor. As etiquetas trazem informações que o cliente precisa saber que vão muito além do preço. Nos produtos têxteis, por exemplo, as etiquetas trazem informações como:

  • Nome do fabricante;
  • CNPJ do fabricante;
  • Dicas de lavagem e conservação;
  • Tecido de fabricação.

Essas e mais algumas informações e símbolos presentes em uma etiqueta de roupa são padrões estabelecidos pelo INMETRO e devem ser seguidos à risca. As etiquetas são, também, uma garantia para o consumidor e não devem ser ignoradas.

Mas você não pode usar uma etiqueta de tecido para um brinquedo ou produto alimentício, por exemplo, pois além de não condizerem com o produto, não é o tipo de uso correto.

A seguir você irá conferir algumas dicas sobre diferentes tipos de etiqueta e como eles devem ser usados.

Alguns tipos de etiqueta e seus usos

Como você já sabe, a etiqueta é um item muito importante e indispensável para os produtos de diversos tipos. Mas existem muitos tipos diferentes de etiqueta e cada um deles serve para uma função.

Quem busca informações sobre etiquetas para roupas preço está procurando por um tipo específico de etiqueta. Fabricadas em tecidos, essas etiquetas são obrigatórias e precisam conter as informações que foram mencionadas no primeiro tópico deste artigo, como nome da marca, especificações do produto e dentre outras informações.

É possível personalizar essas etiquetas e elas podem ser usadas de diversas maneiras. Em uma calça jeans, por exemplo, um fabricante pode usar dois tipos de etiqueta, aquela comum com as informações obrigatórias e uma etiqueta na parte de trás, que pode agregar valor à peça.

A impressão de etiquetas personalizadas é algo muito procurado por fabricantes, pois elas podem ser estampadas de diversas maneiras, o que confere mais personalidade ao produto.

Quando um consumidor compra um produto pela internet, por exemplo, receber uma etiqueta personalizada com uma mensagem é algo que agrada bastante e o torna mais satisfeito. Mas esse tipo de etiqueta também pode ser usada de maneira permanente no produto, e quando o consumidor for usá-lo, sempre de lembrará da marca.

Outro tipo bastante procurado são as etiquetas adesivas promocionais. Esse tipo valoriza a marca, é feito com design adequado, valorizando cores e a imagem do produto. Geralmente, esse tipo de etiqueta é utilizado em:

  • Produtos alimentícios;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Indústria farmacêutica;
  • Suplementos alimentares.

Esses são apenas alguns tipos de produtos que fazem uso de etiqueta promocional, mas todos eles sempre procuram por uma boa grafica para garantir a melhor qualidade na impressão das etiquetas.

Aliás, essa é uma parte muito importante do assunto, pois de nada adianta saber usar corretamente cada tipo de etiqueta, criar uma arte incrível para ela, seguir todos os padrões, mas não contratar os serviços de uma boa gráfica ou uma boa empresa de etiquetas.

São esses locais que irão concretizar essa peça indispensável e que irão fornecer o toque final ao que você disponibiliza no mercado, por isso é importante que ele ofereça qualidade na impressão de etiqueta, adesivos e dentre outros materiais do gênero.

Deu para você ter uma boa ideia do quanto esse item tão pequeno possui uma importância grande, não é mesmo? A etiquetagem também é parte do processo de qualidade do que você coloca à venda no mercado, portanto, deve ser levada a sério e ser feita da maneira correta.

Por meio da etiqueta, o seu consumidor irá categorizar a sua empresa e sentir ou não confiança no seu produto. A comunicação visual com seus clientes é muito importante, por isso invista na etiquetagem.