Provavelmente, você já deve ter ouvido falar das pinturas rupestres, realizadas antigamente por moradores das cavernas. Por meio de desenhos na parede, já existia uma forma de projetos de comunicação visual, ação que foi importante para retratar o estilo de vida daquela época.
Os anos passaram e o recurso da comunicação visual continua sendo fundamental, não só para o cotidiano, mas também para a área do marketing e publicidade propaganda.
Com isso, são desenvolvidos projetos e campanhas que visam humanizar o contato da empresa com o cliente, assim como divulgar seus produtos e fortalecer sua marca. São inúmeros os projetos de comunicação visual, que podem variar desde a criação de um cartão de visita esteticista, assim como folders, revistas, materiais personalizados, dentre outros.
Porém, não basta apenas pensar em um projeto de comunicação visual, é preciso pensar em todo esse processo, inclusive, o de impressão.
Os projetos de comunicação, a plotagem e o uso de impressoras
Não é possível apenas criar no computador um excelente projeto de comunicação visual, é preciso saber como será impresso um banner, outdoor ou folder, por exemplo. Esse processo só é possível com o auxílio de uma gráfica que conte com as impressoras corretas e específicas para cada tipo de produto da comunicação visual.
Por isso, não basta apenas ter um bom projeto de comunicação, é importante pensar na sua impressão que precisa ter uma qualidade elevada para poder passar uma boa imagem.
Nesse processo, existem alguns tipos de impressões, assim como de impressoras destinadas aos melhores produtos. Por exemplo, no caso da impressão de Adesivo lacre, etiquetas ou até mesmo rótulos com códigos de barras é comum que ocorra a impressão em uma impressora térmica.
Outra ação bastante comum é a plotagem de um projeto. A plotter é basicamente uma impressora que é utilizada para a impressão de grandes trabalhos. Nem sempre seu projeto de comunicação visual será um adesivo ou panfleto. Por isso, nesse caso, torna-se necessário plotar projeto da comunicação visual. Isso porque esse tipo de impressora consegue imprimir:
- Projetos e plantas para engenharia;
- Projetos grandes de comunicação visual;
- Banners;
- Fotografias;
- Materiais em lonas.
Ou seja, existe uma grande versatilidade na usabilidade desses materiais, o que torna esse processo de impressão com mais qualidade. Outro tipo de usabilidade é que por meio da plotagem é possível imprimir imagens também em variados formatos, desde JPEG até em TIF.
Diante da necessidade de optar por esse tipo de impressão, é fundamental contar com uma gráfica que conte com os equipamentos certos, que apresente um orçamento razoável e que ainda, possa contribuir com a qualidade desse material.
Outro tipo de impressão é por meio da impressora uv led. Esse tipo de impressora está disponível em vários modelos no mercado e é altamente tecnológica e moderna. Isso porque ela atua na emissão de raios UV, ou ultravioletas, que atuam secando o material que foi impresso. Isso é importante para reduzir o consumo de energia elétrica na gráfica, assim como os custos no processo de operação.
Por isso, a recomendação é que conhecendo os produtos e estratégias de comunicação visual que você utilizará em sua empresa, seja para a impressora de cartão pvc para confecção de crachás para os funcionários, ou até uma impressão de outdoor ou folder, é fundamental ter o contato de gráficas e de uma equipe especializada para garantir que o trabalho final tenha qualidade para o cliente.
Ou seja, é importante estar atento não somente ao processo de criação de uma peça gráfica, mas à sua impressão também.
O processo de deslocamento e entrega dos materiais
Agora que já sabemos sobre a importância dos projetos de comunicação visual para o seu negócio, assim como a necessidade de buscar uma boa gráfica para os procedimentos de impressão, é fundamental falarmos sobre o deslocamento do produto da gráfica até a loja ou da loja até o público.
Muitos clientes realizam suas compras pela internet ou aplicativo, diante do desenvolvimento digital. Por isso, é fundamental garantir que esses produtos cheguem em segurança ao seu consumidor.
Existem várias formas de armazenar e transportar esses materiais, podendo ser em sacolas ou caixas, por exemplo. Dependendo do tipo de produto, é recomendado utilizar o filme stretch, que é um material composto por polietileno, que além de ser reciclável, também é muito resistente. Ele pode ser usado em pequenas entregas, e também em transporte de grandes volumes.