comunicação

A comunicação visual em procedimentos de impressão

A comunicação visual é um recurso que pode ser utilizado pelas empresas, com o objetivo de desenvolver peças que atraiam visualmente os seus clientes.

Estas peças, apesar de poderem ser digitais, também podem ser impressas, como é o caso de:

  • Cartão de visita;
  • Banner;
  • Outdoors;
  • Cartaz;
  • Folder;
  • Flyer;
  • Etiquetas ou adesivos.

Além da comunicação visual estar de forma mais direta nestes modelos de divulgação, é importante ressaltar que ela também está presente em diversos produtos da empresa.

Por exemplo, as etiquetas para código de barras podem ser elementos de comunicação visual, que trazem dados importantes sobre as propriedades de um produto.

Isto vale também para rótulos e outras etiquetas que são instaladas trazendo informações ao cliente sobre o tipo de produto, sua confecção, modo de uso, entre outros detalhes importantes.

Ou seja, a comunicação visual está em todos os locais de uma empresa, inclusive, nestes detalhes. Por isso, existem outras ações que precisam ser feitas, desde conhecer o processo de impressão, assim como realizar a locação de impressoras preço.

É importante conhecer o processo de impressão

Uma das ações importantes quando trabalhamos com comunicação visual é identificar qual é o tipo de peça a ser utilizada em um projeto ou para divulgação de um produto.

Algumas empresas apostam somente em uma divulgação no ramo digital, por exemplo, ou por meio de propagandas em veículos de comunicação. Dependendo da estratégia, muitas empresas apostam no uso de peças impressas.

Diante de uma peça impressa, e para executar um projeto é necessário o levantamento de um orçamento prévio, conhecer os procedimentos que envolvem a impressão de um produto é fundamental por parte da equipe de comunicação visual.

Como existem vários produtos de comunicação visual, inclusive o uso de etiquetas de código de barras, este material pode necessitar de uma impressora de codigo de barras.

De modo geral, essa impressora também é conhecida como térmica, possuindo fitas que por meio do calor conseguem realizar o processo de impressão com muita qualidade.

É válido ressaltar que esta impressora também é conhecida como ribbon e existem basicamente três tipos de impressão térmica: resina, mista e cera.

Cada uma apresentando suas particularidades no que se refere à resistência e a durabilidade da etiqueta, assim como seu local de aplicação. Por isso, conhecer o produto é tão importante.

Além do uso da impressora termica codigo de barras, existem outros tipos de impressoras que podem realizar outros processos de impressão. Para isso, é necessário buscar por gráficas ou empresas que trabalham com impressão e que já possuem todo o maquinário disponível para o procedimento.

A locação de equipamemtos de comunicação

Além de buscar a contratação de uma gráfica, é possível que, internamente, a empresa também realize o procedimento da busca por outros modelos de impressoras, por meio da locação de copiadoras preço acessível.

Estas impressoras, inclusive, podem ser multifuncionais, realizando ações de cópia, xérox e até mesmo, a digitalização de documentos das empresas.

Os colaboradores merecem uma atenção especial

Além de todas estas dicas, quando falamos em comunicação visual é importante também desenvolver uma atenção especial em relação aos colaboradores de uma empresa.

Os colaboradores também precisam ser vistos como clientes internos, ou seja, são pessoas vistas como o primeiro público da empresa.

Além disso, eles exercem um papel especial e muito importante, pois são os colaboradores que:

  • Têm um primeiro contato com o cliente;
  • Atuam na área das vendas;
  • Realizam ações de comunicação e marketing;
  • Cuidam da parte contábil e fiscal da empresa;
  • Realizam a manutenção, cuidados e limpeza do ambiente empresarial.

Diante dessa realidade e importância dos colaboradores, é fundamental que os colaboradores de empresas de pequeno, médio e grande porte sejam valorizados.

Por isso, existem algumas ações que podem ser desenvolvidas para promover a valorização deste público, aumentando uma sensação de pertencimento e fazendo com que os profissionais sintam prazer em trabalhar em sua empresa.

Como ações de valorização, podemos destacar aspectos como:

  • Melhora salarial;
  • Investimento em cursos para os profissionais;
  • Distribuição de equipamentos de proteção individual;
  • Momentos de confraternização;
  • Melhora da comunicação interna.

Outra ação bastante importante é promover ações de entrega de brindes aos col. Estes brindes podem variar desde a entrega de mochilas para brindes corporativos, até uniformes, canecas, canetas e cadernos.

Isso é importante para criar uma interação mais forte entre os profissionais, além de favorecer uma melhora do clima organizacional.

É a comunicação visual sendo aliada da sua empresa não somente para a conquista de clientes externos, mas também do público interno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *