comunicação visual

A comunicação visual é um diferencial para empresas

Para que uma empresa cresça, são precisos muitos esforços. Trabalho em equipe, investimento em qualificação, comunicação visual e planejamento correto são alguns deles.

Porém, existe um outro ponto extremamente importante: a comunicação. Seja feita por meio de marketing ou por meio de comunicação visual corporativa, ela é fundamental.

Aliás, é sobre a importância da comunicação visual que vamos falar no artigo de hoje. Você sabia que ela pode aumentar, e muito, o faturamento de uma empresa?

A comunicação visual é o cartão de visita

Montar a comunicação visual de uma empresa é como montar um cartão de visita de uma forma muito maior. Isso, porque ela envolve desde a logo corporativa até o uniforme dos funcionários. E não é feita de qualquer forma. Há toda uma análise de perfil e um planejamento a ser feito.

Decidir cores, formatos e estilos de logo é o primeiro passo para montar essa comunicação. É isso que acompanhará todos os outros materiais que serão feitos, desde a impressão de calendário até brindes e outros tipos de objetos.

Ter uma comunicação visual bem feita é, também, mostrar ao público que a imagem importa. Hoje, muitos estudos já comprovam que determinadas cores passam determinadas sensações.

Por exemplo: o vermelho vivo é um tipo de cor que passa mais agressividade e urgência, muito usado para empresas e comércios de atacado. Já o azul claro é uma cor que transmite tranquilidade, geralmente usada em ambientes mais cleans e tranquilos.

É claro que tudo isso envolve não só a estética e a beleza que se quer passar, mas também a impressão que o cliente terá ao analisar aquela imagem. Assim, o ideal é contratar profissionais especializados no assunto, que façam essa análise mais profunda e desenvolvam os materiais corretos.

Comunicação visual é diferencial

Vivemos em um momento onde há muita concorrência. A era das start-ups está aí. Dessa forma, se abrem e se fecham empresas o tempo inteiro.

Isso significa que a comunicação visual faz a diferença no momento da venda. Isso não envolve apenas um adesivo promocional para vitrine, mas toda uma gama de objetos, como embalagens, placas e sacolas personalizadas.

Além de precisar de profissionais especializados para a criação e o planejamento dessas peças, também é preciso contratar uma grafica rapida e de qualidade, que entregue todos os pedidos dentro do prazo.

Comunicação visual é preparo!

Ao deixar a comunicação visual de lado, muitas empresas são tratadas como amadoras e despreparadas. Isso porque a comunicação visual transmite a identidade e os valores de uma corporação de maneira rápida e fácil. Ou, pelo menos, é esse o objetivo.

É por isso que grandes empresas investem tanto dinheiro nesse tipo de serviço. Assim, alguns dos benefícios da comunicação são:

  • Ela transfere credibilidade;
  • Atrai novos clientes;
  • Fortalece a marca perante os concorrentes;
  • Torna a marca mais lembrada;

Comunicação sem divulgação não é nada

Porém, além da boa comunicação visual planejada e feita por designers, a divulgação dos materiais e da marca em si também é essencial.

Seja por meios tradicionais, como televisão e jornais, ou por mídias novas, como redes sociais, a divulgação é fundamental para o crescimento e o fortalecimento da empresa.

Por isso, estratégias de marketing e comunicação visual devem sempre andar juntas, passando a mensagem desejada. Ambos os serviços necessitam de um planejamento detalhado antes de serem colocados em prática.

Campanhas e monitoramentos devem ser realizados, para que se saiba o que foi bem e o que não foi.

Apesar de a identidade visual de uma marca ser fixa, o marketing pode fazer testes utilizando essas características (cores, formas e estilos). Isso vai aprimorando a divulgação e trazendo mais clientes para a empresa.

Comunicação é estratégia

A comunicação como um todo (e isso inclui a visual) é uma estratégia de vendas e fortalecimento de imagem. Ela é muito importante para a construção da personalidade de uma empresa. Isso porque existem estudos que também já comprovam que as pessoas consomem mais aquilo que elas confiam.

Assim, investir em comunicação é passar mais confiança para o público alvo, fazendo com que ele tenha desejo de comprar a marca e lembre dela toda vez que for atrás de determinados itens ou serviços.

Por fim, é interessante lembrar, novamente, de contratar pessoas especializadas para esse tipo de trabalho. Isso evitará erros como poluição de imagens, mensagens ambíguas e desrespeito aos valores da empresa.