marketing

Saiba como fazer o marketing jurídico

O marketing é um setor muito importante para o desenvolvimento das empresas, principalmente, no modelo da sociedade atual no qual as pessoas possuem acesso mais fácil as informações e também têm mais liberdade para sua criação e divulgação.

Dessa forma ter um canal bem informativo com os públicos é essencial. Por meio da comunicação é possível construir uma boa imagem e posicionamento no mercado.

Além disso, é estratégica para controlar as informações que são transmitidas online, tendo um bom gerenciamento e evitando crises.

Dentro da comunicação há muitas estratégias e modelos que podem ser aplicados, sendo que o principal deles é o recurso visual.

A comunicação visual é aplicável para qualquer tipo de empresa ou negócio, proporcionando boas impressões como uma empresa profissional, criativa e eficiente, conseguindo destaque e atenção dos consumidores, prospectando assim mais clientes.

Presente inclusive até em áreas mais controladas como a advocacia que possui o marketing jurídico.

O que é marketing jurídico?

O marketing jurídico é um conjunto de estratégias retiradas do marketing, mas com o foco nas atividades e serviços no setor jurídico.

A principal diferença desse tipo de marketing para os demais é a obrigatoriedade de seguir todas as normas e exigências do código de ética definidoo pela OAB, que dedica uma sessão aos tipos de propagandas que são permitidos ou não.

Essencial a todos os escritórios a vantagem de investir no marketing e promoção do escritório, estando no início ou não da carreira jurídica são vários e os principais deles são:

  • Maior alcance e prospecção de clientes;
  • Bom posicionamento no mercado;
  • Aprimoramento da imagem;
  • Empresa referencia no mercado.

Para que o marketing tenha o efeito desejado é necessário ter um bom planejamento, com todos os objetivos traçados bem como as estratégias que serão adotadas.

Além disso, é essencial que o profissional de comunicação se mantenha constantemente atualizado quanto as exigências do código de ética.

Criando a identidade

A identidade tanto nos meios físico como e, principalmente, nos meios digitais servem para criar uma referencia ao clientes e essa identidade é formadas por vários aspectos visuais, sendo eles as cores, o formato da marca e até o modelo de letra escolhido.

Para que isso seja uma referencia é preciso ter um padrão em todos os instrumentos de comunicação visuais da empresa.

O manual de identidade visual é o documento responsável por fornecer todas as informações básicas de padronização e orientações que precisam ser utilizadas na marca de uma organização, indo desde a aplicação do tom de voz até a sua aplicação em materiais gráficos.

Servindo como guia, esse documento precisa ser consultado sempre que as peças gráficas forem produzidas, par que erros sejam evitados e a padronização e imagem da marca garantida.

Esse manual é produzido em conjunto pelos profissionais da área e pelos donos da empresa.

Materiais gráficos

Os materiais gráficos de uma empresa são produzidos com o intuito de deixar a comunicação mais fluida, dinâmica e funcional, além de servir como um agente de apresentação, como o cartão de visita envernizado ou não.

Como o próprio nome sugere o cartão de visita serve como um recurso visual para apresentação de um profissional ou empresa.

Utilizado em reuniões, eventos e quaisquer encontros que precisam ser repassadas informações e realização de networking a sua ação é indispensável, visto que eles possuem todas as informações necessárias para estabelecer uma comunicação com as demais pessoas, após os momentos de conversa e troca de ideias.

O cartão de visita advogado moderno é composto pelas seguintes informações:

  • Redes sociais digitais do escritório;
  • Telefone para contato;
  • Whatsapp;
  • E-mail;
  • Site da empresa.

Assim é possível promover a empresa e todos os seus recursos e meios de divulgação para que o trabalho e serviço desenvolvido possa ser verificado pelo possível cliente.

Impressão

Além da divulgação e promoção de conteúdos e informações no meio digital há o espaço físico que precisa ser contemplado e incluído nas estratégias de comunicação.

Atualmente com o auxilio dos recursos tecnológicos há gráficas online que desenvolvem os mesmos serviços das gráficas físicas, a principal diferença é que esse modelo de negócio só faz atendimento online e serviços de entrega em todas as regiões do país.

Além desse modelo oferecer todos os serviços necessários para a promoção e execução de produtos gráficos de alta qualidade eles também acabam se tornando a gráfica mais próxima e acessível aos negócios, devido a facilidade de ser encontrar e realizar os processos de comunicação.