Tudo o que não te contaram sobre sinalizações

A sinalização de trânsito serve para informar e orientar aqueles que trafegam pelas ruas, sobre coisas nas quais se deve prestar atenção, possibilitando, assim, que o tráfego seja feito com mais organização, e, com isso, mais segurança, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. Para que se chegue a essa ordem, são usadas placas de sinalização que demonstram, com símbolos e palavras, as informações necessárias e relevantes para o local onde estão posicionadas.

 

No caso das pessoas desrespeitarem o que a sinalização indica, o trânsito fica desorganizado e se rompe a ordem, consequentemente, o risco de acontecer acidentes aumenta muito.
Existem várias formas de sinalização de trânsito, estas podem ser compostas, além das placas de sinalização, por inscrições nas vias, sinais de luz, gestos de pessoas, etc. Essas sinalizações são classificadas de modo a serem identificadas dentro dos vários tipos existentes. Dentre elas, existem a sinalização vertical e horizontal, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais sonoros e gestos.

O que é a sinalização vertical?

A sinalização vertical é formada por placas fixas e que mantém sempre a mesma mensagem. Normalmente, são fixadas ao lado da pista, mas também, costumam ficar suspensas sob a pista, fixadas em uma estrutura. Ela é classificada em três tipos, a sinalização de advertência, a sinalização de regulamentação e a sinalização vertical de indicação. Essas classificações são feitas a partir da função de cada tipo de sinalização.

As placas de regulamentação têm como função indicar o que é proibido e o que é obrigatório a se fazer na pista, ou as condições que o condutor deve encontrar na pista a seguir. O desrespeito ao conteúdo dessas placas constitui uma infração, podendo resultar em penalidades ao condutor, em caso de descumprimento, multas ou até mesmo apreensão do veículo. As placas de regulamentação costumam ter um fundo branco, com tarja vermelha e circular, e letras, em geral, pretas. Exemplos dessas placas são as que indicam que é proibido estacionar no local, as placas de pare, etc.

A sinalização de advertência serve para alertar aos usuários sobre as condições potencialmente perigosas, obstáculos, ou restrições, na pista em que o condutor irá seguir, mostrando, na mensagem da placa, qual é a situação.
O caráter das mensagens dessa placa segue mais no sentido de uma recomendação para o motorista. Para definir a mensagem de uma placa de advertência em determinado local, leva-se em conta a forma como os motoristas agem nele, a velocidade que prevalece na via em questão e, a partir daí, se pensa no tempo que a motorista precisa para reajustar sua condução. Só então se decide em que altura da pista a placa deve ser colocada, etc.
As principais placas de advertência são:

  • Curva acentuada à esquerda;
  • Curva acentuada à direita;
  • Curva à esquerda;
  • Curva à direita;
  • Pista sinuosa à esquerda;
  • Pista sinuosa à direita;

A sinalização de indicação serve para identificar as vias, os destinos e os locais que podem ser de interesse do motorista. Servem para orientar o condutor quanto aos destinos, distâncias, serviços próximos, etc. Normalmente, são muito utilizadas em estradas, uma vez que em caminhos muito longos, é necessário informar onde há serviços como postos de gasolina, banheiros, etc., ou, também, a distância entre cidades para o motorista poder se orientar melhor.
Pode ser classificada de duas maneiras: a sinalização de identificação, que serve para mostrar a relação do motorista com distâncias ou destinos; e a sinalização de orientação do destino, que serve para indicar para o condutor a direção que deve seguir para chegar ao local desejado.

A diferença entre sinalização vertical e horizontal

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre sinalização vertical e horizontal e, na verdade, é uma diferença bem simples. A sinalização vertical é feita em placas de metal fixas nas ruas ou em locais próximos a elas, mas que tenham visibilidade para os motoristas, enquanto a sinalização horizontal é escrita ou desenhada diretamente no pavimento das vias. A sinalização horizontal se utiliza de linhas e marcações pintadas nas pistas. Elas podem ser feitas em cinco cores diferentes, são elas: amarelo, vermelho, branco, azul e preto. Cada cor para um propósito diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *