Tipos de materiais utilizados na comunicação visual

A comunicação visual é uma área de grande importância no mundo dos negócios. Afinal, é por meio dela que parte da relação com clientes e potenciais clientes se dá.

Mais do que simplesmente divulgar produtos, serviços e informações, a comunicação visual é uma forma de reforçar a identidade da empresa e fortalecer a marca. Por conta disso, muitas empresas investem nessa área.

Há inúmeras formas de investir na comunicação visual da empresa, desde um tradicional cartão de visitas até algo mais elaborado, como brindes personalizados.

Muitos desses itens de comunicação são fabricados com o mesmo material. Neste artigo, você vai saber mais sobre dois materiais que se destacam, o acrílico e o plástico dos objetos em impressão 3D.

Comunicação visual com acrílico

O acrilico é comumente comparado ao vidro, pois também apresenta um ótimo nível de transparência. No entanto, esse material apresenta algumas vantagens sobre o vidro, as principais sendo sua versatilidade e seu preço baixo.

A versatilidade está na facilidade de fabricação e de molde, assim como em sua pluralidade visual. O acrílico pode ser transparente, opaco e, até mesmo, neon. Dessa maneira, diversas gráficas do ramo trabalha com o acrílico, fazendo a personalização de itens, como:

  • Display Acrílico;
  • Painel;
  • Placa de sinalização;
  • Expositor;
  • Copos para brinde;
  • Chaveiros para brinde.

Tendo isso em vista, nota-se que diversas estratégias diferentes de comunicação visual podem ser executadas por meio do acrílico.

Os displays e os expositores de acrílico são ótimos, porque são transparentes e, assim, não interferem na estética do local e porque são bastante resistentes. Sua durabilidade garante que a compra seja feita uma única vez.

Já os painéis e placas de sinalização se destacam por resistir aos intempéries climáticos. O acrílico resiste aos raios solares, umidade e ventos. Isso significa que esses itens podem ser usados na fachada da empresa sem problemas.

As peças em acrílico para brindes, por sua vez, chamam a atenção por dar espaço para a criatividade. Há liberdade de estampas, cores, formatos e o resultado final possui bom acabamento e qualidade. Os brindes sempre são a procura por preço baixo e estética agradável, algo que se consegue com o acrílico.

Pode-se citar, ainda, os totens iluminados de acrílico. Eles são usados na frente da empresa como sinalizadores, para que os passantes saibam do que aquela construção se trata apenas olhando, mesmo à distância.

A tecnologia de impressão 3D

É possível afirmar que a impressão 3D é uma tecnologia recente. As impressoras 3D funcionam com 3 eixos (x, y e z), conseguindo, por meio de coordenadas, determinar altura, largura e comprimento.

Para fazer um produto nelas basta fazer um modelo virtual primeiro, que seja exatamente como se espera que o real seja. Considerando as coordenadas em cada ponto, a  impressora fará uma replica do modelo virtual.

Isso acontece por meio de filamento impressora 3d. Pode-se usar diferentes tipos de plástico para o filamento, mas o processo é sempre o mesmo. O plástico derrete e é colocado na posição desejada, para que se solidifique da forma correta.

Alguns plásticos usados são mas resistentes, outros tem melhor acabamento, alguns podem ser usados ao ar livre e outros são dissolvidos com acetona.

Cada material tem a sua particularidade e, por isso, é melhor pesquisar sobre os materiais antes de tomar a decisão de produzir com determinada empresa.

Falando sobre a comunicação visual, a impressão 3D pode ser usada para produzir brindes, placas, letreiro, esculturas. Embora seja mais comum trabalhar com itens de porte pequeno, existem algumas máquinas voltadas para a comunicação visual e capazes de fabricar itens maiores.

Ao procurar por uma empresa de impressão 3d sp  é crucial ver trabalhos antigos da empresa e saber quanto tempo é gasto na impressão.

Embora seja uma tecnologia prática e facilitadora, a impressão tridimensional pode demorar muito para gerar os itens encomendados.

É possível elaborar o modelo virtual e contratar apenas o serviço de impressão ou pedir pelo serviço completo. É possível fazer um troféu da empresa para eventos corporativos, fazer um totem decorativo, chaveiros para distribuir como brindes, e etc.

A dica é procurar por empresas especializadas nesse tipo de trabalho, pois algumas imprimem peças industriais e não se preocupam com a estética nesse processo.

Em conclusão, o acrílico e o plástico da impressão 3D são materiais frequentes na área de comunicação visual. Basta usar a criatividade e procurar por uma empresa bem capacitada investir nesse tipo de ação é contribuir para o crescimento da sua marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *