Qual a melhor forma de impressão para negócios?

Atualmente existem várias formas de realizar impressões, principalmente com a evolução tecnológica, é possível realizar procedimentos que antes não eram possíveis, permitindo a inovação em vários ramos no mercado.

Essa evolução se dá principalmente pelo uso de maquinários diferentes para fazer novas metodologias de aplicação de tinta em certos produtos, como:

  • Tecidos;

  • Plásticos;

  • Acrílicos;

  • Vidros.

Essas impressões podem ser realizadas a partir de métodos que vão desde os manuais até o uso de grandes maquinários. Por ser uma área em extensão, este artigo te auxiliará a entender sobre algumas formas de realizar a impressão e a como usá-la em seu negócio.

Impressão 3D

As impressoras 3D existem no mercado a muito tempo, desde 1980 para ser mais exato, mas só depois de 2010 que esse equipamento se popularizou.

Isso se deve a evolução do maquinário de produção que fez com que a impressão 3d preço se tornasse acessível. Desde então, o equipamento tem passado por várias modificações, com peças mais modernas e com modos diferentes de operação.

A máquina de imprimir em 3D é recomendada para vários setores como a comunicação visual, estamparia, adesivagem, envelopamentos, criação de embalagens e muitos outros ramos.

No entanto, seu uso vêm se destacando em áreas como a de construção civil e a prototipagem.

Diferentemente de outras impressoras, que imprimem de vários modos em papel, a impressão 3D se baseia em um modelo com todas as matrizes de um objeto inserido em um software que realiza o trabalho de inserção do material na impressora, moldando o objeto com uma riqueza impressionante de detalhes.

Para se obter um projeto adequado a impressora trabalha com a inserção de camada por camada do objeto para, no final, se obter o formato desejado.

Ainda com relação ao seu processo de impressão, a impressora 3d realiza o serviço por meio de filamentos de polímeros termoplásticos. Esse material que possibilita a criação do item camada por camada e seu posterior uso.

Essa impressora pode ser também uma forma muito efetiva de realizar campanhas de marketing. Comumente se utilizam os “totens”, peças feitas na impressora com desenho único que representem uma empresa ou ideia.

O item é uma forma de “dar um rosto” para o seu negócio e fazer com que ele se comunique de forma visual com o seu público. Esse método é muito utilizado por estreitar a relação com o cliente, fazendo com que ele visualize uma relação muito mais “pessoa a pessoa” do que “pessoa e empresa”.

Isso é muito efetivo, já que sabemos que as pessoas compram muito mais por emoção do que, essencialmente, por necessidade, o que torna a criação dessa conexão emocional muito efetiva para os negócios.

Impressora UV

A impressão uv é um método muito requisitado por ser mais ecológico que o procedimento tradicional, isso porque utiliza a luz ultravioleta (UV) para realizar a inserção da tinta e, logo em seguida, de forma rápida, realiza a secagem da tinta fazendo com que o resultado final seja uma imagem com muito mais traços e com cores mais vivas.

Uma característica que vale ressaltar desse processo é que torna o material impresso pronto para uso quase que instantaneamente.

Uma vez que a secagem da tinta já foi feita, é possível realizar algum outro procedimento que seja necessário, isso acelera consideravelmente o processo de fabricação.

Impressão em tecidos

A impressão digital em tecido é muito utilizada pela indústria têxtil, pois é o meio mais viável de realizar a inserção de tinta em tecidos sem prejudicar a qualidade e resistência do material.

A impressora digital para esse tipo de procedimento utiliza uma espécie de jato para conseguir fazer todos os detalhes do desenho.

Essa impressora veio ao mercado para substituir o transfer, que apesar de também providenciar um bom trabalho possuía um desgaste rápido e, consequentemente, um custo alto de troca e manutenção.

A impressora digital para tecido une boa eficiência com uma ótima relação custo-benefício.

Impressão de adesivos e etiquetas

É possível imprimir etiquetas de vários modos, mas o mais recomendado é que seja feita por transferência térmica (TT). Assim, é possível encontrar impressoras especializadas nesse processo pelo mercado.

Tais máquinas funcionam por meio da utilização da temperatura para gravar a informação na etiqueta de forma que não prejudique o material. Os modelos que trabalham dessa forma normalmente são de uso industrial e respondem a grandes demandas.

Já para a imprimir adesivos algumas impressoras multifuncionais podem suprir a necessidade. Já para casos de alta demanda, uma impressora mais robusta é recomendada.

Vale ressaltar que nem todas as impressoras são compatíveis com todos os papéis fotográficos, por isso é importante uma pesquisa prévia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *