Conheça os processos gráficos de impressão para empresas

Atualmente, o mundo é considerado digital e tudo é feito virtualmente, através das telas de computadores, celulares e tablets.

Ainda assim, a materialização de informações e imagens ainda é muito importante e indispensável para diversos negócios.

A maior parte das empresas contrata serviços gráficos de impressão, mesmo as mais modernas. Isso porque a comunicação visual da empresa se dá por meio desses serviços.

Neste artigo, você vai descobrir duas das máquinas mais usadas atualmente com esse fim.

Elas possuem técnicas diferenciadas, trabalhando de forma completamente distinta das impressoras comuns que todos têm em suas casas. A intenção é conseguir material publicitário e de sinalização para as mais diversas áreas.

A flexografia

Máquina flexográfica é utilizada no processo de flexografia. Basicamente, é uma impressão que se dá por chapa em relevo feita de borracha. Essa borracha é conhecida no mercado pelo nome de “clichê”.

Um dos diferenciais dessa impressora é que possui secagem. Normalmente, há circulação de ar quente responsável por secar a tinta utilizada nas impressões. Quando criada, ela servia para imprimir embalagens impermeáveis de produtos diversos.

A Máquina flexográfica funciona através do relevo. A tinta só atinge as partes mais altas da placa de borracha, deixando as partes mais baixas limpas.

O clichê transfere a tinta para o suporte de forma direta. Esse suporte é um filme de embalagem flexível, comum no mercado.

Uma observação interessante é que a chapa é flexível e pode ser fabricada sobre cilindros metálicos. Essa técnica consegue imprimir sobre papel, celofane, sobre polipropileno (um plástico) e também sobre folhas metálicas.

O plotter de recorte

Um plotter é uma impressora que objetiva imprimir figuras em grande dimensões, com uma qualidade diferenciada e um grande rigor.

Por conta de sua qualidade e precisão, é uma impressora utilizada para serviços cartográficos, projetos de engenharia e também na prática de grafismo.

Originalmente, essa máquina funcionava com desenhos vetoriais, mas evoluiu bastante e, hoje em dia, imprime imagens com qualidade fotográfica.

A qualidade da Plotter de recorte preço pode atingir os 3560 dpi. Existem vários tipos de plotter, dentre eles o de recorte, um dos mais utilizados.

É uma impressora que funciona com o corte de adesivos em vinil. O uso desse tipo de plotter é frequente em:

  • Comunicação visual;
  • Mercado serigráfico;
  • Indústria têxtil;
  • Indústria de vidros;
  • Brindes promocionais;
  • Mercado de sinalização.

Além do vinil, a Plotter de recorte preço pode trabalhar com materiais como filme rubi, filme âmbar, flock térmico e sand blast.

Os produtos gerados são diversos, como letreiros, placas de sinalização e avisos, itens de comunicação visual para empresa e mesmo para a decoração. Os adesivos de parede ganham cada vez mais espaço no mercado.

Os plotters de recorte podem funcionar com mira a laser ou com um sistema de contorno e corte. Mais do que produzir itens publicitários, a máquina também pode ser usada simplesmente para realizar o corte desejado.

Placas de PVC e de acrílico são cortadas pelos plotters comumente.

Totem pvc está muito presente em pontos de venda, em festas, em eventos corporativos e muitos outros contextos. O PVC é um material muito valorizado no mercado e o plotter de recorte trabalha com ele.

Antigamente conhecido por tubulações hidráulicas, hoje em dia se sabe que o PVC é ótimo para a decoração e para a comunicação visual. O material é durável, resiste à água e permite ampla personalização.

Muitas empresas utilizam o Totem pvc para divulgar um produto novo em um ponto de venda, indicar qual é seu local em um evento que reúne diversas empresas, dentre outras aplicações.

São itens muito versáteis e fáceis de transportar, o que torna possível que estejam no hall de um prédio, em um corredor e mesmo no elevador.

Desde simples placas de avisos, como as obrigatórias placas de saída de emergência, presentes em estabelecimentos comerciais, indústrias e outros ambientes, até itens mais criativos.

Tudo isso se torna possível com o serviço de impressão gráfica. A possibilidade de obter personalização nesses materiais fortalece a identidade visual da empresa e a torna mais memorável para o seu público.

Por fim, a dica é escolher um material de qualidade e com durabilidade maior.

Ainda que o custo inicial de materiais mais populares seja melhor, a necessidade de refazer os trabalhos de produção de material publicitário surge rapidamente, tornando-o mais custoso a longo prazo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *