Os serviços mais comuns de gráficas

As gráficas sempre tiveram sua importância. Primeiramente desempenhando seu serviço em relação a imprensa, produzindo diariamente os jornais, ou mesmo na produção de livros.

Hoje sua importância aumentou mais ainda e ela entrou de vez na vida de todos, produzindo material dos mais diversos tipos e gêneros. São: cartões de visita personalizados, calendários, livretos, folders e por aí vai. Uma infinidade de produtos.

Com o surgimento da internet e com o crescimento exponencial do e-commerce, cada vez mais surgiram empresas adaptadas para esses ramos específicos.

As gráficas lideraram bem a função de se adaptaram ao novo modelo de negócios e começaram a desempenhar serviços contratados diretamente do cliente por vias online, de forma extremamente rápida, prática e fácil.

Você conhece as diferenças entre a gráfica convencional e a gráfica rápida e quais os serviços que elas prestam?

Para isso separamos neste artigo um conteúdo para ajudá-lo a entender quais as diferenças das duas e qual você pode escolher para realizar seu serviço de impressão. Continue sua leitura e entenda mais.

Mas, a priori, o que diferencia esses tipos de gráficas, basicamente, são os equipamentos que elas utilizam e também o prazo para confeccionar os produtos.

Gráfica digital

gráfica digital, ou a gráfica, utilizam equipamentos muitos diferentes. De modo geral, essas empresas utilizam de maquinários digitais para desempenhar a execução dos serviços gráficos.

O procedimento é totalmente digital e é bem similar às impressões comuns que constantemente usamos em nossas casas ou nos escritórios, mas a impressora tem um tamanho bem maior.

As impressoras digitais podem utilizar-se de variados métodos para imprimir: jato de tinta, impressão à laser e cera; e, dentre esses, o mais utilizado é a impressão à laser.

Essa opção é a preferida devido a sua velocidade que é superior ao dos outros modelos. Outro ponto positivo é que seus custos finais para a realização do trabalho são bem menores aliado com uma grande qualidade.

O ponto comum de todas essas impressoras citadas é que elas podem realizar o trabalho a partir do arquivo aberto no computador.

Tudo isso facilita o processo de produção, diminuindo o prazo. Entretanto, é adequado que se use para quantidades pequenas, principalmente em termos coloridos, algo entre 200 e 250 folhas.

Esse tipo de gráfica desempenha diversos serviços, mas, os mais populares são:

  • Cartão de visita;

  • Folder;

  • Flyer;

  • Calendário;

  • Livreto;

  • Poster;

  • Panfleto.

Gráfica modelo offset

O modelo de impressão offset, que é o convencional, usado a muitos anos, pode trabalhar imprimindo uma só cor ou duas cores. Já no caso das melhores gráficas do ramo, pode-se trabalhar com máquinas que imprimem simultaneamente de 4 a 7 cores distintas.

A diferença no prazo, comparado a gráfica rápida, está nos processos que o modelo offset trabalha.

Basicamente, no método digital temos a etapa do arquivo armazenado num dispositivo, como um cd ou pendrive e este vai da mesma forma diretamente para a impressão.

No método de impressão offset, o processo se dá pelo arquivo armazenado num dispositivo no qual se faz um fotolito ou chapa e depois vai para a impressão.

Percebemos que o processo de impressão do modelo offset é bem maior, e isso o torna bem mais demorado e, devido a isso, a gráfica digital tem prazos infindavelmente menores e com custo bem baixo, tornando a diferença de tempo entre as opções algo gritante.

Mesmo com os avanços da tecnologia no campo digital, a gráfica offset ainda demonstra ser a mais eficaz em termos de custos menores para grandes tiragens.

Então é preciso estudar bem qual é o serviço que você precisa fazer e a quantidade de cópias, por exemplo. Para isso, há de se pesar os prós e os contras de cada sistema de impressão, para que haja um custo-benefício bom, envolvido na execução do serviço.

Basicamente, hoje temos uma infinidade de serviços e aparatos ao nosso dispor pelo advento da internet e as gráfica se incluem nisso.

Sempre que precisar desenvolver algum serviço rápido e de baixa tiragem, como a impressão de cartão de visita e outros itens simples, não hesite em procurar uma gráfica digital com um bom preço e com qualidade de produto.

Normalmente, essas empresas podem ser encontradas facilmente na internet e oferecem serviços muito competentes e por um preço justo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *