Erros na sinalização residencial que você não pode cometer

As placas de sinalização são ferramentas essenciais e obrigatórias, que garantem comunicação e informações de segurança para as pessoas.

Através delas, é possível localizar um extintor de incêndio, uma saída de emergência, um local de parada proibida ou até mesmo, se informar sobre a velocidade máxima permitida em determinada rua ou rodovia.

Conheça itens importantes para a sinalização

Sendo itens que precisam estar presentes em diversos ambientes – sejam eles internos ou externos, comerciais ou públicos –, é possível encontrar um grande número de placas e sinalizadores de emergência.

Placa luminosa

Uma placa luminosa ou placa fotoluminescente, é utilizada para indicar rotas de fuga emergenciais e para informar a localização de equipamentos.

É o primeiro item, visto em uma situação de perigo ou emergência, que sua composição contém elementos, que lhe permitem absorver a luminosidade, seja ela natural ou artificial.

Podendo durar até doze horas, este tipo de placa consegue iluminar a indicação de uma saída de emergência, em caso de falta de energia elétrica, que causaria uma parada em elevadores, por exemplo.

Placa para extintor

A placa de extintor fotoluminescente, age com os mesmos princípios, absorvendo a luminosidade local e mantendo-se “acesa” por até doze horas, se necessário.

Com o diferencial de suas cores vibrantes, ao ser devidamente posicionada, pode ser encontrada com facilidade em uma situação crítica.

Placa para pavimento

As placas de sinalização de pavimentos, indicam andares e coberturas e também podem ser feitas do mesmo material fotoluminescente, mantendo-se iluminadas em casos de emergência.

Placa para atenção

Uma placa de atenção, serve para deixar as pessoas atentas a determinadas situações presentes ou que podem vir a ocorrer, como obras em áreas públicas ou procedimentos obrigatórios em laboratórios e clínicas.

Placa de perigo

As placas de perigo são utilizadas para indicar locais ou situações que podem oferecer perigos graves ou risco de vida.

Palav de proibição

Placas de proibição, podem indicar objetos ou locais que venham a oferecer risco aos usuários, como fumar ou acesso a determinado local.

Placa de sinalização

As placas de sinalização também possuem símbolos reconhecidos internacionalmente pela Organização Internacional de Padronização, responsável por decidir símbolos de placas usadas em diversos países.

Como Exit e No Smoking, garantindo a segurança e maior informação de turistas. É possível encontrar diversos materiais disponíveis para compra.

E até mesmo placas dobráveis, aumentando as formas e números de dispor este material em áreas internas e externas.

Utilize outros elementos para sinalização no ambiente

Além das placas, também é possível fazer uso de uma fita antiderrapante, que são aplicadas em escadas, corredores, rampas e diversas superfícies onde é preciso evitar o escorregamento de pedestres.

Própria para uso interno e externo, é possível encontrar o tipo ideal de acordo com a sua necessidade, já que este material dispõe de diversas variações.

  • Uma fita emborrachada, costuma ser usada em escadas e rampas, sendo resistente a pisos molhados e pode ser aplicada em qualquer local externo;
  • A fita fotoluminescente 3m, é recomendada para locais onde o uso da luz se faz necessário. Feita do mesmo material fotoluminescente das placas, após absorver a luz por minutos – variando de sua marca –, a fita poderá manter a iluminação do local por até 12 horas. Usada em diversos locais externos como metrôs, prédios e saídas de emergência, é popular por ser recarregável, bastando apenas expô-la à luz novamente para poder ser reutilizada;
  • Por sua vez, a fita refletiva é uma fita adesiva feita de material abrasivo que previne acidentes em áreas de trânsito pesado com água ou graxa. Costuma ser usada em automóveis e seu uso não é recomendável em madeiras não tratadas ou compensadas.

Este tipo de elemento – geralmente obrigatório – não é usado somente em ambientes públicos, como ruas e hospitais, mas também em locais privados e corporativos.

A sinalização em um momento crítico, como queda geral de energia ou incêndio, é crucial para manter a calma entre os envolvidos e até mesmo evitar que o ocorrido cause vítimas.

Em suma, é comum buscarmos materiais de construção e móveis de alto nível, para uma empresa ou sociedade, contudo também é necessário realizar o levantamento de materiais e acessórios de segurança em casos emergenciais.

Tratando-se de um ambiente mobiliário corporativo alto padrão ou de contato com clientes, nos preocupamos com a aparência e visibilidade do local.

Além da variedade de cores e tamanhos de placas e sinalizadores, que podem garantir segurança sem quebrar a harmonia do ambiente.

Graças às diversas adaptações estéticas feitas neste tipo de material, tornou-se simples equilibrar as necessidades obrigatórias de segurança.

Com os mais variados locais e ambientes residenciais ou de trabalho, podendo facilmente manter um design simples ou sofisticado, enquanto indica uma rota de fuga emergencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *