Dicas práticas para tornar a sua empresa mais descontraída

Atualmente, são inúmeros os recursos disponíveis para quem deseja ter o negócio em destaque.

Não apenas com ações de mudança na postura dos funcionários ou mesmo dos valores da empresa, mas com a comunicação visual.

Essas alterações ganham outro patamar e dialogam de forma mais intuitiva com os consumidores.

É por meio da imagem que a marca se estabelece, conseguindo se consolidar na mente e na preferência dos consumidores.

Quando o objetivo é tornar o negócio mais descontraído, ela pode ser uma importante aliada, pois:

  • Transmite a mensagem de maneira rápida;
  • Promove a marca;
  • Interage com clientes e funcionários;
  • Atrai olhares.

No entanto, é fundamental que haja uma harmonização também internamente. Afinal, a comunicação interna não deve ser usada apenas para atrair atenção do cliente, mas também para criar a identidade da marca.

Dessa forma, caso o consumidor se interesse de modo a querer entrar no estabelecimento, é necessário que ele encontre o mesmo comprometimento e consonância.

Dicas para comunicação visual interna

As cores escolhidas são uma das partes mais simples a se pensar no primeiro momento. Elas devem casar com elementos já consolidados, como a logo, tendo como exemplo.

Na recepção, optar por uma parede com uma das tonalidades, os móveis seguindo também a mesma cartela, podem ser opções que criem um ambiente de conformidade.

Já nas paredes, além da tinta em si, ainda é possível atuar com adesivos de parede na recepção ou reforçar a marca com um logo em acrílico.

Dessa forma, além de ficar notável, o espaço ganha ainda mais ares profissionais e institucionais.

A sinalização interna também é outra questão importante.

Para guiar as pessoas que circulam pelo estabelecimento, é indispensável que os artifícios de sinalização sigam um padrão visual da corporação. Transformando tudo em um perfil normalizado.

Melhorando artigos de escritório

Seguindo essas dicas, é possível aprimorar objetos já utilizados no contexto empresarial, adequando-os aos padrões já determinados.

A lousa, por exemplo, usada como quadro de gestão, mostra indicadores da empresa e devem atender às necessidades de controle administrativo, oferecendo importantes informações que serão relevantes a quem circular próximo a ele.

No mercado, existem opções, como a lousa de vidro, que contribuem esteticamente, tendo como benefício também a sua limpeza; e o quadro branco, tradicional em escolas e outros espaços educacionais, mas que também podem ser inseridos no contexto dos negócios.

Seja o quadro branco personalizado ou o quadro de vidro, elas podem ser diferenciadas pelo uso de logotipos, colunas e linhas, tudo com o auxílio da comunicação visual.

Dessa forma, também contribuindo para a identidade do lugar e para a fixação da marca.

Ainda no escritório, a organização também deve passar pelo crivo de harmonização e personalidade da empresa.

Muito usada para tal, a caixa plástica com tampa serve para armazenar documentos e outros itens de maneira regular, prezando pela padronização e melhorando a logística caso haja necessidade de buscar algum item específico.

Com o auxílio da comunicação visual, é possível inserir não apenas o logo, mas sinalizar o que é possível encontrar naquela caixa especificamente, seguindo o padrão escolhido previamente.

O tipo de caixa organizadora também deverá seguir a cor e seu formato deve ser pensado para transparecer a originalidade da empresa.

No caso, como o objetivo é tornar o negócio mais descontraído, as opções devem ser voltadas para essa função também.

Entrega ao consumidor

Outro objeto fundamental para auxiliar na busca por deixar a empresa mais descontraída, reafirmando a nova identidade, é o uso de caixas personalizadas.

Ela contribui na percepção da marca, agregando valor ao negócio e aos produtos.

No comércio, oferecer aos clientes embalagens personalizadas, que transmitem a personalidade da marca, chega a aprimorar a experiência de compra do consumidor.

Pensar a entrega ao comprador é externar a originalidade do produto e serviço que estão sendo oferecidos.

Optar, por exemplo, pela caixa de papelão ondulado, oferece o perfil sustentável, já que são feitas de matéria-prima de origem renovável.

O papelão ondulado é um material resistente, flexível e leve, servindo como solução em embalagem que pode ser aplicada a diferentes setores.

Além dos seus benefícios sustentáveis, ela possui propriedades de absorção e ainda é compacta e eficaz.

Ter associado a marca a uma embalagem de qualidade comprova a preocupação da empresa em oferecer o melhor aos seus clientes.

O processo de tornar uma empresa mais descontraída também pode passar pela padronização tão inerente à comunicação visual.

É por meio dela dela que o negócio conseguirá estabelecer sua personalidade no mercado de uma forma imagética, se fixando mais fortemente graças a essa ação.