Confira como uma gráfica pode ajudar lojas de bairro

Ao contrário da crença popular, as micro e pequenas empresas são o verdadeiro motor da economia brasileira. Dados do Sebrae apontam que, só no estado de São Paulo, elas são responsáveis por 50% dos empregos e por 39% da folha de salários da unidade federativa.

O problema é que, na maioria dos casos, tais estabelecimentos têm dificuldades para competir com aqueles de grande porte, que têm uma equipe maior e um orçamento muito mais generoso para todas as suas ações.

A boa notícia é que o mercado tem notado a demanda que tais negócios têm por uma série de serviços, e tem se especializado em sua prestação.

Um deles é a grafica rapida. Como o seu próprio nome diz, trata-se de um estabelecimento que usa equipamentos digitais, agilizando o processo.

Como elas muitas vezes funcionam de modo virtual, há uma redução significativa dos custos operacionais, e, consequentemente, dos preços praticados junto ao cliente.

Quer saber mais sobre como os serviços gráficos podem contribuir com o sucesso de um pequeno negócio? Então continue lendo e confira algumas das tarefas que eles podem desempenhar:

  1. Elaboração de identidade visual

Especialistas afirmam que a criação de uma identidade visual é um dos fatores mais importantes ao abrir um negócio. Trata-se de um conjunto de elementos gráficos que representam o estabelecimento, estando presente em itens como:

  • Fachada;

  • Caixas personalizadas;

  • Peças gráficas para as redes sociais;

  • A própria decoração do estabelecimento.

Devido à sua importância, é fundamental que ela seja elaborada por um profissional da área, ou seja, um designer.

Além de incorporar todos os valores do negócio no projeto, ele criará uma identidade que seja passível de ser reproduzida nos mais diversos meios.

  1. Impressão de banners

Independentemente do segmento, a comunicação com os clientes é fundamental para que um negócio seja um sucesso.

Na prática, isso significa que é preciso garantir que eles saibam de eventos como o recebimento de novas mercadorias, promoções, horários de funcionamento em datas especiais e muito mais.

Por mais que as redes sociais costumem ser usadas com essa finalidade, é preciso ter em mente que o ponto onde o estabelecimento funciona ainda é uma das principais vitrines do negócio.

Assim, vale a pena investir em materiais gráficos, como banners, que comuniquem a novidade a quem passar por ali. Deste modo, as probabilidades de que alguém se interesse pela oferta são altas.

A boa notícia é que isto não costuma custar caro: a impressão banner preço costuma ser justo. Ainda assim, é interessante investir algum tempo em uma pesquisa de valores, de modo a obter a melhor relação custo-benefício a partir do serviço.

  1. Confecção de embalagens

Apesar de muitos empreendedores verem esse item como algo meramente funcional, as embalagens são um fator que merece atenção: assim como os demais materiais gráficos usados pelo negócio, ela é um veículo de comunicação deste.

Por conta disso, elas devem ser projetadas e confeccionadas de modo profissional, com a ajuda de um designer e de uma gráfica.

Além disso, também é importante que ela facilite a vida do cliente. Uma embalagem para bolo, por exemplo, deve ser projetada de modo a garantir que o doce ficará em boa aparência durante o transporte.

Por conta disso, ela não deve ser muito pequena e nem muito mole: ambas as características podem deformá-lo.

Da mesma maneira, vale a pena investir em modelos especiais e edições limitadas para certas épocas do ano, principalmente as festivas.

Afinal, uma caixa para cesta de Natal tem que conter elementos característicos deste feriado, como tons de vermelho e dourado, flocos de neve e até mesmo a figura do papai noel.

  1. Produção de brindes

Philip Kotler, conhecido como o pai do Marketing, já dizia: reter clientes antigos é de cinco a sete vezes mais barato do que conquistar novos.

Portanto, entende-se que a chave do sucesso de um negócio é reter todo o público que já confia em seus produtos e serviços.

Por mais que a melhor maneira de fazer isso é comprometer-se com os resultados e a satisfação do cliente, também há outras medidas que tornam isso possível.

Uma delas é a distribuição de brindes personalizados, principalmente aos compradores mais fiéis. Uma doceria ou confeitaria, por exemplo, pode dar uma caixa de papelão para doces recheada dos produtos favoritos de cada cliente de presente em seu aniversário, ou em outra data especial.

Por menor que esse gesto pareça, tenha certeza de que quem o receber não vai se esquecer disso.