Confira as dicas para sua empresa de embalagem

Pesquisas comprovam que a decisão de compra do consumidor é muito influenciada pela embalagem de um produto. Isso acontece porque as embalagens podem conter uma série de signos não verbais que agem no subconsciente dos clientes, fazendo-o optar por uma mercadoria em detrimento de outra.

Pouco a pouco, cada vez mais estabelecimentos se dão conta da importância destes itens para o seu sucesso. Assim, os serviços de uma empresa que fornece embalagens, sejam elas simples, como uma caixa de papelão, até as mais elaboradas, como as personalizadas, são cada vez mais procurados.

Entretanto, a alta demanda por si só não é suficiente para assegurar o sucesso da empreitada, pois é preciso ir mais longe, de modo a se diferenciar da concorrência. Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Conte com tecnologia avançada

Há quem pense que os serviços prestados por uma gráfica são extremamente simples, pois basta contar com uma impressora que seja capaz de reproduzir os mais diversos designs a uma ampla gama de materiais.

Essa missão, contudo, é muito mais complexa do que parece. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que há diversos tipos de impressões que são usados neste segmento, tais como:

  • Offset;

  • Rotogravura;

  • Tipografia;

  • Serigravura;

  • Impressão digital.

Além disso, os avanços na tecnologia deram origem ao surgimento de máquinas e acessórios cada vez mais potentes, que tornam o processo de impressão muito mais eficiente.

Consequentemente, é fundamental que toda e qualquer empresa que trabalhe com isso esteja a par dos novos recursos, de modo que não seja deixada para trás pela concorrência.

  1. Ofereça uma espécie de consultoria aos clientes

Atualmente, o mercado consumidor está cada vez mais exigente. Na prática, isso significa que exercer o que foi prometido não é mais o suficiente. É preciso exceder as expectativas do público nos mais diversos aspectos.

Ao contrário do que muita gente pensa, isso é sempre possível, independentemente do produto ou serviço oferecido, seja ele uma embalagem para frango assado ou uma caixa que uma joalheria usará para embalar os seus produtos.

Uma boa forma de fazer isso é contar com um designer que possa dar uma espécie de consultoria aos clientes, orientando-os a respeito das boas práticas de design para o item, tanto quanto ao desenho em si quanto ao material utilizado.

Da mesma maneira, é interessante que todos os funcionários recebam um tratamento, mesmo que extremamente básico, a respeito dos procedimentos de design e impressão.

Deste modo, eles estarão sempre preparados para responder às perguntas dos clientes, dando-os a sensação de que foram melhor atendidos.

  1. Trabalhe como os materiais mais procurados

Devido ao avanço da tecnologia, é difícil que um material não possa ser customizado por meio de recursos gráficos. Contudo, dependendo do design pretendido e do material a ser personalizado, pode ser preciso contar com tecnologias e recursos distintos para cada um deles.

Isso, por sua vez, significa que será preciso um investimento considerável para que seja possível atender a todo e qualquer tipo de demanda.

Deste modo, a melhor alternativa é fazer um levantamento das principais demandas do mercado, e se preparar para atendê-las.

Normalmente, elas consistem em itens como faixas e banners, bem como em recipientes para estabelecimentos comerciais e certos itens que costumam ser oferecidos como brindes. Assim, será possível fazer investimentos orientados, que trarão o máximo de retorno à empresa.

  1. Atenda pessoas físicas

Normalmente, a criação e o fornecimento de uma embalagem estão ligados a um produto. Consequentemente, os negócios que atuam neste ramo costumam atender outras empresas com muito mais frequência do que pessoas físicas.

Isso, entretanto, não significa que estas não possam se beneficiar deste tipo de serviço – e, consequentemente, representar um mercado consumidor considerável.

Por exemplo: em uma festa, seja ela de aniversário, formatura e casamento, é comum que itens como a letra caixa estejam presentes na decoração.

As empresas que atua no ramo da embalagem, por sua vez, possuem os recursos necessários para produzir este e os demais itens comumente usados em eventos, possibilitando o atendimento de pessoas físicas.

Por fim, vale ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, este é um mercado que pode trazer um faturamento considerável ao negócio. Afinal, o segmento de festas e eventos brasileiro é tido como um dos mais importantes do mundo.

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