Importância da comunicação visual para negócios

Qualquer empresa que se insere no mercado precisa ter uma comunicação visual forte e de qualidade. Isso se deve ao fato de que as pessoas são bombardeadas diariamente por propagandas visuais e essa é uma técnica que funciona, devido aos estímulos criados.

Caso sua empresa não tenha uma empresa gráfica parceira para produzir o material necessário, imprimir e deixá-lo com uma qualidade perfeita para comunicação visual, o ideal é rever os conceitos da empresa e/ou contratar um local confiável para fazer o trabalho.

A comunicação visual é, basicamente, a construção de um perfil e imagem da empresa, aspecto fundamental para aquelas que almejam ser reconhecidas pelo mercado.

Essa identidade visual pode ser entendida como um conjunto de elementos que identificam uma marca ou instituição e deve ser levado em consideração todo o material produzido, desde o impresso ao digital, incluindo o conceito e valores que a empresa quer apresentar ao público-alvo.

Existem três perguntas básicas que precisam ser compreendidas e que as empresas precisam saber sobre comunicação visual, são elas:

  • O que é comunicação visual?
  • Qual a importância dela para a empresa?
  • Ela pode aumentar o faturamento?

Para conhecer essas respostas prossiga na leitura deste artigo.

Em tese, a comunicação visual é definida por um conjunto de elementos formais que representam visualmente e de forma objetiva o nome, a ideia, o produto, a instituição, a empresa, entre outras características que figuram o imaginário do cliente.

Esse punhado de elementos são base para apresentação do logo, ou como é conhecido o logotipo. Basicamente, o logo é o símbolo visual com um conjunto de cores utilizado para representar a marca.

Esse recurso visual estabelece uma mensagem ao público-alvo e, por isso, precisa ser feito com muito cuidado. Para produzi-lo é preciso pensar em cada detalhe que será adotado como o tipo de fontes e cores escolhidas, o desenho da logomarca, entre outros aspectos que agregarão ao nome da marca.

Ou seja, investir em uma linguagem visual é necessário para uma boa publicidade e para atingir clientes de forma a obter um maior resultado financeiro.

Qual é o papel da comunicação visual para uma empresa?

Uma construção sólida da comunicação visual proporciona para a empresa reconhecimento por parte dos consumidores e pelos próprios concorrentes e, ainda, consegue mostrar o seu potencial e profissionalismo.

Por isso, ter um material impresso que seja atrativo, bonito e feito adequadamente – apesar de não assegura a venda – consegue fazer com que as pessoas enxerguem o empreendimento e valorize a qualidade do serviço. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.

Também é por meio da comunicação visual que se consegue aumentar a autoridade e credibilidade da empresa, diminuindo a rejeição por parte do cliente no momento da compra, fazendo crescer as vendas da empresa.

A marca cumpre o papel de símbolo de passar o significado de seu nome e os conceitos que ela deseja transmitir, por esta razão, a marca deve ser feita cautelosamente e utilizar de forma correta os elementos da linguagem visual para que o público compreenda a mensagem.

Conheça alguns tipos de comunicação visual

Uma comunicação visual completa constitui-se de diversos elementos iconográficos. Isso porque é uma forma de reforçar o conceito geral que a empresa quer passar ao público-alvo.

As principais formas de comunicação visual são: logotipo, a pasta proposta, o cartão de visita, envelopes, papel de carta timbrado, sinalização, assinaturas de e-mail, embalagens e brindes.

No entanto a identidade visual não se restringe a logomarca e ao logotipo. O processo para construir uma comunicação visual eficiente é complexa e trabalhosa, envolvendo etapas como:

  • Marcas e Design;
  • Integre conceitos de Marca e Design;
  • Relação emocional com o público;
  • Use o design desde o início da empresa;
  • Os designers devem ser convidados para reuniões;
  • Incentive a Simplicidade;
  • Use sua marca para fazer a diferença.

É preciso entender que a marca e design são inseparáveis, ao formular uma marca, a intenção é provocar uma forte reação no público-alvo, resultando no seu reconhecimento imediato. Desse modo, ela deve causar impacto e identificação para mais de uma pessoa, assim, derivando em uma marca forte que está relacionada ao design.

Após isso, é preciso integrar os conceitos de marca e design e estabelecer um laço emocional com o público. Isso é feito por meio de valores e objetivos de mercado e, ao mesmo tempo, transformá-los em uma conexão com o cliente.

É necessário que o design esteja presente desde a criação da empresa, isso porque, cria-lo depois pode passar a impressão que a comunicação visual não é forte denegrindo a imagem da empresa. Ou seja, ela deve estar presente desde do plano de negócio.

Ao convidar os designers para as reuniões da empresa que farão a manutenção da comunicação visual é uma forma de alinhar a proposta de comunicação com quem prestará o serviço. Assim, eles saberão quais perguntas certas e encontrarão inovações para diversas situações específicas de sua empresa.

Também solicite e incentive os designers a terem ideias simples e inovadoras, quanto mais simples for o projeto para desempenhar na comunicação da empresa, mais fácil será sua mensagem ao público.

Atualmente uma tendência é as empresas atuarem apoiando causas sociais e encorajar as pessoas em algumas questões de cunho ambientais e sociais, isso resulta em uma imagem positiva da empresa, criando engajamento do publico com a marca e as causas que ambas defendem.

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