A importância da identificação nas empresas

A única forma de se chegar na organização é através da identificação. Isto é, não é possível separar itens em categorias sem saber o que são esses itens, sem atribuir algum rótulo a eles.

Além disso, a identificação é uma informação valiosa, promovendo não apenas organização, mas permitindo que uma identidade seja criada e propiciando mais segurança.

Neste artigo, você vai entender mais sobre a relação entre os equipamentos de identificação e a identidade visual da empresa, descobrindo como esses itens afetam a empresa como um todo.

A identificação da equipe

Quem administra uma empresa precisa sempre pensar nos detalhes, de um ponto de vista estratégico. Isso vale para a identificação da equipe, tanto como um grupo quanto individualmente. O uso de uniforme é um ótimo exemplo de como identificar os funcionários como um grupo.

Quando se fala em uniforme, pode-se pensar na ideia tradicional, uma roupa feita por empresa especializada e exatamente igual para todos os funcionários.

Entretanto, o simples fato de ter todos os funcionários com vestimenta formal ou mais despojada já pode contar como uniforme.

O importante é que haja uma identidade em comum na equipe, que todos se sintam parte de um time. Pode parecer um detalhe, mas influencia muito no clima organizacional e na imagem da companhia.

Já para identificar os funcionários individualmente, o Crachá em pvc é muito popular. O PVC é um material barato e com boa durabilidade e os crachás apresentam diversas vantagens.

Podem conter o nome do funcionário, da empresa, o logo, uma foto do funcionário e são usados para mais que identificação. Os principais benefícios são:

  • Forma fácil e econômica de controlar acesso;
  • Forma prática de fazer o registro do ponto;
  • Transmite mais profissionalismo;
  • Promove melhor integração entre funcionários;
  • Clientes identificam funcionários facilmente;
  • Humaniza as relações corporativas (tratamento pelo nome).

Fora da rotina diária a identificação também é importante. Os eventos são uma poderosa ferramenta de marketing.

Muitas empresas se valem dos eventos corporativos para estreitar suas relações com funcionários e clientes, divulgar mudanças ou novidades, dentre outros objetivos. Nesse tipo de situação, uma Pulseira de identificação pode fazer toda a diferença.

As pulseiras são geralmente feitas de papel, um material barato e de rápida confecção. Elas podem aparecer em diferentes cores, o que permite uma melhor organização dos participantes do evento.

É possível, por exemplo, usar uma cor específica de pulseira para os funcionários e outra para os consumidores. Elas costumam conter o nome do evento, das empresas envolvidas e indicam em qual grupo o usuário da empresa se encaixa (pode indicar o local no qual ele deve sentar).

Além disso, a pulseira é capaz de conferir mais credibilidade ao evento, transmitindo mais organização, profissionalismo e mesmo exclusividade. Por isso, é necessário se certificar de trabalhar com uma gráfica de qualidade, que acerte no design das pulseiras.

Identidade visual e organização

Ainda falando sobre itens baratos e simples, capazes de fazer toda a diferença em uma empresa, a placa é uma ferramenta de comunicação visual excelente.

O segredo é fazer uma boa execução de itens simples. Nesse ponto, a dica é optar por placas personalizadas ao invés de comprar as padronizadas.

A personalização ajuda a criar uma identidade visual consistente para a marca, tornando-a mais memorável. Se as Placas de identificação de salas, por exemplo, contarem com figuras em um design próprio da marca haverá uma interpretação mais viva no imaginário dos funcionários e clientes acerca da empresa.

Além disso, quanto mais placas indicando lugares e ações mais fácil será transitar pela empresa e realizar atividades.

Algumas placas são obrigatórias em determinados lugares, então não há porquê desperdiçar a chance de fazer delas mais um objeto de propaganda e decoração.

A respeito da decoração, utilizar uma placa, como um painel de ACM (alumínio composto), como letreiro, é uma solução muito inteligente. Há liberdade de estampas e cores nítidas, fácil instalação e mesmo a possibilidade de trabalhar com relevo.

Em conclusão, uma empresa deve sempre investir na comunicação visual tanto com clientes quanto com colaboradores. Crachás, pulseiras, placas, letreiros, todos esses itens podem parecer simples, mas são multifuncionais.

Eles promovem organização e levam praticidade ao dia a dia, contribuem para uma identidade visual mais consistente e muito mais. Basta trabalhar com um time de design gráfico de qualidade e sempre procurar por soluções inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *